sábado, 31 de maio de 2008

Fotos de índios no Acre chamam a atenção e têm repercussão internacional


Chamaram atenção do mundo para a situação precária das poucas tribos isoladas ainda existentes e para o perigo com que se deparariam ao eventualmente entrar em contato com o mundo exterior.

Esta imagem que ganhou destaque na imprensa internacional, foi feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai) no mês passado, no Acre, mas divulgadas somente na quinta-feira.
Ela e outras mostram duas aldeias no meio da mata, com várias construções cobertas de palha. Elas correram o mundo e apareceram nos sites do "New York Times" e do argentino "La Nacion".


Segundo especialistas, os índios, que
aparecem nas imagens empunhando arcos e flechas, seriam provavelmente os membros remanescentes de uma tribo maior que se viu obrigada a ingressar mais profundamente na floresta, montando acampamentos cada vez menores.


Historicamente, o contato com o mundo exterior mostrou-se catastrófico para os índios brasileiros, que hoje somam cerca de 350 mil indivíduos, um número muito menor do que os 5 milhões da época da chegada dos europeus

(Cura pela Natureza) Tratamento natural do reumatismo

O reumatismo é um termo genérico que nomeia outros 200 tipos de doenças que atingem as articulações, as chamadas doenças reumáticas, entre as quais está a artrite reumatóide, doença sistêmica inflamatória crônica caracterizada por dores articulares freqüentes, com posterior “destruição” das articulações atingidas e com deformidades irreversíveis.

As principais causas são de origem infecciosa, endócrina, alérgica ou metabólica. Nessa última pode-se citar a deficiência de elementos básicos como vitamina C e manganês.


Todas as articulações podem ser atingidas, mas há maior incidência nas mãos, inicialmente com dores no punho ou mesmo com a tendinite, além de dores, inchaço e vermelhidão nos locais afetados.


Os tratamentos convencionais têm como objetivo atuar contra a dor e a inflamação, mas sem agir na real raiz do problema, enquanto a terapia natural procura suprir a necessidade de nutrientes, vitaminas e ácidos graxos dos pacientes, eliminando as dores e fornecendo ao organismo as moléculas corretas para ficar equilibrado.


Muitos nutrientes podem ser utilizados no combate às dores e na diminuição da artrite, como vitaminas C e D, que favorecerem o metabolismo do cálcio; minerais como cálcio e magnésio, para evitar a perda óssea; ômega 3, que controla os processos ligados à inflamação das partes afetadas; além de enzimas.


É importante lembrar que as doenças reumáticas acometem não só os idosos, mas também os adultos jovens, na faixa entre os 30 e 50 anos, e em todas as idades.

Texto adaptado de:http://blog.cbesaude.com.br/2007/07/05/terapia-ortomolecular-atua-nas-causas-do-reumatismo/

Justiça obriga a prefeitura devolver máquinas para o Dnocs de Caicó

Duas máquinas pesadas (uma Patrol e uma Escavadeira), pertecente ao Dnocs Caicó, que estavam emprestadas há mais de 20 anos a Prefeitura Municipal daquela cidade, foram apreendidas hoje por determinação judicial por agentes da Polícia Federal, para voltarem ao domínio do Dnoc`s.

Aluno de escola pública de Minas vence "Soletrando"; Huck dá vexame

O estudante Eder Coimbra, 15, de Minas Gerais, venceu o quadro "Soletrando", na final realizada ao vivo na tarde deste sábado (31), no programa "Caldeirão do Huck". Ele ganhou um cheque de R$ 100 mil. O programa chegou a dar pico de 25 pontos, colocando a Globo em primeiro lugar no Ibope.


Aluno da escola pública (Municipal Ramiro Lopes), da comunidade de Barra Nova, em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha (MG), ele disputou a final com dois outros estudantes: Amanda Costa, do Rio de Janeiro, e Thafne Toledo de Souza, do Paraná. Durante as rodadas, Thafne chegou a reclamar da pronúncia vexatória [ele errou ao falar] de Huck para ao menos duas palavras, uma delas "infra-hepático", e pedia constantemente para que o termo fosse repetido. O apresentador chegou a ser corrigido pelo professor que participa do programa.

A primeira a ser eliminada foi Amanda, que errou a soletração da palavra "onisciência" --ela esqueceu da letra "s" e chorou bastante ao perceber o deslize. Luciano Huck tentou acalmá-la dizendo que, se o candidato seguinte (Thafne) errasse, ela continuaria no jogo. Para a tristeza de Amanda, Thafne soletrou corretamente a palavra "hodierno".
Na rodada seguinte, Eder e Thafne disputaram o título de vencedor do concurso nacional. Eder acertou as palavras "intramuscular", "destilação", "inabitável", "subcutâneo", "homogeneidade", "predecessor", "displicência" e "subconsciência", enquanto a estudante paranaense de um colégio militar em Curitiba soletrou corretamente "ocioso", "hermético", "glossário", "argênteo", "morfossintaxe", "infra-hepático", mas errou a palavra "hagiológio" (tratado sobre santos) --ela esqueceu da letra "h". Huck ainda deu esperanças para Thafne. Caso Eder errasse a próxima palavra, ela continuaria na disputa, mas o garoto acertou a soletração de "psicroestesia".
O segundo e o terceiro colocado conquistarm, cada um, seis computadores para suas escolas e ainda um diploma. O primeiro colocado levou ainda um fardão e o troféu Machado de Assis.

Fonte: Folha Online

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Representantes da Tim visitam a cidade de Felipe Guerra

Eles estão à procura de um local para instalação de uma antena que fará a retransmissão do sinal para toda cidade.

A TIM, primeira operadora móvel a atuar em todos os estados brasileiros, alcançou, em março de 2008, a base de 32,5 milhões de clientes no Brasil. A operadora cobre mais de 2.700 municípios com sua rede GSM/GPRS e tem presença EDGE em mais de 1.800 cidades.

Finalmente, Felipe Guerra entra na lista de cidades que terão cobertura da TIM. A previsão para inicio de operação é 03 meses.


Fonte: FGNews


Nota do Blog: Essa cidade merece o sinal da TIM pois termina abrangendo todo resto da Chapada de Apodi.

Vergunha na inauguração da praça da criança em Mossoró

Só foram listados para falar no palanque da inauguração, ontem a noite, da praça da criança e a praça de convivências, a prefeita Fafa Rosado, Garibaldi Filho e Wilma.
Sem direito a falar, Rosalba e Agripino, Felipe Maia e Betinho Rosado, simplesmente desceram do palanque e foram embora.

Rosalba foi para casa.
Agripino retornou para Natal.
Garibaldi ficou em Mossoró mas hoje já viajou.
Wilma retornou ontem mesmo para Natal.

Inscrições para isenção do Vestibular UFRN começam dia 16

Começam dia 16 de junho as inscrições para o processo de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular 2009 da UFRN. As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, e podem ser feitas até às 23h59 do dia 29 de junho.

Podem se inscrever os candidatos que tenham cursado, com aprovação, o último ano do Ensino Fundamental e os dois primeiros anos do Ensino Médio, ou os que estejam cursando o último ano do ensino médio.

Também podem se candidatar os que tenham curso equivalente em escolas da rede pública ou em escolas credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social ou Estadual e Municipal, como filantrópicas.

O candidato também deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identificação.

No site www.comperve.ufrn.br estará disponível o Formulário de Inscrição para solicitação da isenção do pagamento da taxa.

O requerente tem que preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes no mesmo, enviar eletronicamente o Formulário, imprimir o Comprovante de solicitação da isenção e entregar as cópias autenticadas em Cartório ou na Secretaria do estabelecimento de ensino, acompanhados das seguintes documentações: Comprovante de conclusão do último ano do Ensino Fundamental; Histórico escolar do 1º e 2º anos do Ensino Médio; Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Declaração de que está concluindo em 2008; Documento de Identificação; Comprovante de solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição, impresso na ocasião da inscrição (não é necessário autenticar).

A documentação deverá ser entregue nos dias úteis, no período de 16 a 30 de junho, no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, na sede da Comperve, ou enviada via Correio, com Aviso de Recebimento, endereçado à Comperve, situada na BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal, RN, CEP: 59072-970.

A seleção será efetuada por meio de processo classificatório, obedecendo à ordem decrescente da média aritmética obtida pelo candidato, nas disciplinas de Português e Matemática, referente ao 1º e 2º anos do Ensino Médio, ou curso equivalente.

A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada a partir do dia 28 de julho, no site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br) e da SAE (www.sae.ufrn.br).

Crendice popular leva paciente a ficar cego no Seridó

A crendice popular está levando algumas pessoas acometidas de conjuntivite a perderem a visão na região Seridó do Rio Grande do Norte. Principalmente em algumas áreas rurais, determinados moradores usam urina dos seres humanos e de animais, romã, limão e leite materno, nos olhos.

O médico oftalmologista que atende na região Seridó, Salvador Santos, que além de sua clínica particular atende também na rede pública, confirmou o fato. "Nesses últimos dias eu tenho recebido casos extremamente graves em que a pessoa tinha um caso de conjuntivite e fez tratamento por conta própria de modo inadequado.

Recebi uma senhora de um município vizinho que estava fazendo tratamento da conjuntivite usando urina de gado, isso a gente sabe que existe muito aqui no sertão apesar da informação chegar com muita facilidade às pessoas", declarou.


Salvador Santos demonstrou preocupação com a atitude tomada por determinadas pessoas. "A crendice ainda existe. Então usam urina, usam limão, usam leite materno, usam romã. A orientação que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia dá, primeiro é que a pessoa tem que procurar um atendimento médico".

O profissional relatou que existe uma rede de atendimento nos bairros e nos hospitais que atende casos de urgência e é para esses locais que os pacientes devem ser levados."Um caso como esse que a pessoa estava com conjuntivite bacteriana, ela usou esse material inadequadamente (urina de animal) e ela já chegou com uma úlcera de córnea muito grande e com a cicatrização dessa úlcera ficou um leucoma na córnea e a pessoa deixou de ver por um olho".


Brincadeira perigosa


Salvador Santos também está preocupado com um tipo de brincadeira que vem sendo utilizado por crianças. Colocam cal num vasilhame de refrigerante e com a aproximação do período junino, utilizam esse tipo de brincadeira para explosão para ficar semelhante a fogos de artifícios.

"Eles usam cal em uma garrafa plástica, eles fazem como se fosse uma agitação e sacodem na parede para que seja feito um estampido. Só que eu já peguei neste mês de maio dois casos de pessoas que foram atingidas com a explosão dessas garrafas nas mãos.

Um menino perdeu por completo uma córnea e vai ser preciso um transplante de córnea. Então é uma brincadeira que deve ser evitada. Já pensou uma criança de oito anos de idade por causa de uma brincadeira de mau gosto ser preciso ficar numa fila esperando uma córnea para fazer um transplante e voltar a ver novamente".


Fonte:DN Seridó


Câmara aprova mudanças para agilizar processo penal

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira a aprovação das simplificações do Código Penal, que estão no projeto de lei 4.207 de 2001.

Entre as principais mudanças, está a determinação de que a instrução e o julgamento do processo sejam feitos em somente uma audiência.

Assim, os depoimentos do réu, da vítima e das testemunhas de acusação e de defesa, que seriam realizados um a cada vez, serão tomados no mesmo dia, reduzindo consideravelmente o tempo do processo.

A matéria segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Dia D contra a dengue começa nesta sexta no RN

O ``Dia D'' de Mobilização Estadual de Combate à Dengue terá início oficial hoje (30), mas as atividades já começaram em Apodi. O programa, realizado pelas secretarias estadual e municipal de saúde, tem o objetivo de conscientizar a população para que participe do combate à doença destruindo os focos do mosquito transmissor.
A programação já começou em Apodi e se estederar nesta sexta feira a mobilização da Unidade Regional de Saúde Pública em pareceria com as escolas publicas, com apresentação de teatro de mamulengo e peças teatrais, onde esses programas educativos e culturais são importantes para chamar a atenção das crianças.

Bens da Maisa são vendidos

Foram vendidos nesta semana, pela 2ª Vara da Justiça do Trabalho de Mossoró, os últimos bens da empresa, garantindo o pagamento das dívidas trabalhistas contraídas com o fechamento do complexo agroindustrial.
Os itens vendidos foram: Poço 10 (181 hectares), centro administrativo (23 ha), fábrica de beneficiamento de castanhas (32 ha), conjunto de terras chamadas de Pomar (109 ha), que chegou a ser invadida por grupos de sem-terra, e da área chamada packing house (2,2 ha).
Os últimos bens que restavam da Maisa renderam cerca de R$ 2,5 milhões. A Justiça ainda conseguiu vender outros bens do grupo empresarial dono da Maisa, como fazendas no Ceará e imóveis em Mossoró para completar os recursos devidos aos antigos funcionarios.

Dia D do Esporte e Cidadania será dia 11 de julho em Apodi

e ocorrerá dia 11 de julho em ApodiDia D do Esporte e Cidadania terá vasta programação

O prefeito de Apodi, Dr. José Pinheiro Bezerra, recebeu em seu gabinete na última quarta-feira, 28, jovens e adolescentes participantes do grupo de trabalho responsável pelo dia "D do Esporte e Cidadania", em Apodi, que será realizado no dia 11 de julho.

Na oportunidade estiveram presentes diretores e professores da rede municipal de ensino, e o mobilizador cultural Hilderlon Lins. O encontro teve como objetivo principal mostrar aos profissionais da educação e ao prefeito Dr. Pinheiro a programação que foi elaborada pelos adolescentes.

O dia D, 11 de julho, terá uma vasta programação que, segundo os organizadores, envolverá a classe estudantil em todo o município em atividades esportivas como: maratona dos adolescentes, torneio de futsal nas categorias, fraldinhas e mirim, voleibol. A programação esportiva resgata, através de pesquisas realizadas pelos alunos, algumas brincadeiras que estão sendo esquecidas pelos jovens e adolescentes como: peteca, bambolê, amarelinha e pipa.

A proposta, segundo o Mobilizador Cultural Hilderlon Lins, é despertar nas crianças, jovens, adolescentes e na sociedade como um todo e a importância que tem o esporte como inclusão social.

Na parte cultural, haverá concurso de leitura e redação. Já para as crianças do ensino infantil, haverá concurso de desenho buscando a visão dessas crianças em relação ao esporte.

Para o mobilizador cultural Hilderlon Lins, a criação do evento teve o apoio total do prefeito de Apodi. "Estamos confiantes no sucesso que será o dia "D" do Esporte e Cidadania. Com o total apoio do prefeito Dr. Pinheiro, que entendeu a proposta do evento, e a mobilização que estamos realizando em todas as escolas, temos a certeza do sucesso do evento", enfatizou Hilderlon Lins.

O evento acontecerá durante todo o dia em diversos locais ao mesmo tempo, como: casa de cultura, ginásio de esporte, escolas municipais e estaduais, praças e quadras esportivas.

A premiação e entrega de medalhas para os participantes do evento acontecerá no centro de Apodi no final da tarde, com a presença já confirmada do prefeito municipal Dr. José Pinheiro Bezerra.

Fonte: Gazeta do Oeste

quinta-feira, 29 de maio de 2008

(Coisas de Pobre) Comprar sapatos maior que o pé

Comprar sapato com numero maior para o filho e dizer:
"ele tá crescendo"Sim, isso é uma boa idéia. E ele pode até trabalhar na TV! Substituindo o Bozo!
Grudar o sabonete velho que está acabando no novo que acabou de abrir
Nessa operação os cabelos da sua sogra também participam dessa mistura pois ela também usou, né?

Dar roupas dos filhos mais velhos para os mais novos usarem
Quando a roupa chega ao quarto filho, já está tão surrada e sebenta que o pirralho pode se candidatar a figurante da peça "Os Miseráveis" de Victor Hugo

Enrolar papel higiênico pra fazer absorvente!
Além de pobre você é porca... Se "aquilo" já é fedida usando Tampax Bactericida e Vagisil imagina como não fica usando papel higiênico? Que nojo

Saiu fumaça preta na BR 304, bem que eu avisei.


Aconteceu o primeiro grito dos agricultores atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Norte bloquearam a BR-304 na cidade de Assu, ontem, próximo a entrada de Paraú.


Eu avisei na semana passada aqui nesse blog que ia ter fumaça preta com a queima de pneus para chamar a atenção das autoridades e pressionar por ações que amenizem os prejuízos dos agricultores com as enchentes.


Aconteceu mesmo com cerca de 200 manifestantes e se não vier nenhum resultado dos governantes vai acontecer também no vale do Apodi.


Pedem esperar que vai faltar pneu para queimar na interrupção da BR 405 em Apodi. pois não vem nenhum recurso pra agricultor prejudicado.


Uma equipe de autoridades politicas foi formada em Natal, para viajarem a Brasília para fazer pressão nos Ministerios a procura de recursos para tranquilizar os agricultores.

Resultado do concurso da Prefeitura de Natal para nível superior

Foi divulgado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 29, o resultado do concurso público para os cargos de nível superior, realizado no último dia 13 de abril.

Acesse o site: www.natal.rn.gov.br/dom Para maiores detalhes.

Os candidatos classificados devem encaminhar ao escritório do Instituto Cidades, na avenida Rui Barbosa, 1590 sala 11, Lagoa Nova com os documentos para a prova de títulos, nos dias 30 e 31.

Morrem 3 crianças por suposto envenenamento em PE

Três irmãs - duas gêmeas de 6 anos e uma outra de 9 anos - morreram ontem, possivelmente por envenenamento, em um sítio na zona rural do município de Ipojuca (PE).

De acordo com o depoimento do pai, Augustinho José Cordeiro, as crianças estavam sozinhas em casa quando, supostamente, ingeriram algo contaminado.

A polícia recolheu amostras da água que se encontrava em um pote - com odor muito forte - e restos de mandioca crua que estava no chão. No casebre também foram encontrados, no chão, saquinhos com veneno para rato.

Uma irmã mais velha teria encontrado as crianças passando mal e chamou o pai. Elas já chegaram sem vida ao Hospital Santo Cristo, em Ipojuca. O laudo das análises, pelo Instituto de Criminalística, deve ficar pronto em cerca de 30 dias.

Concurso da Prefeitura de Natal que foi anulado terá novas provas

Os candidatos inscritos no concurso da Prefeitura do Natal que tiveram os resultados anulados vão fazer novas provas no próximo dia 15 de junho.

Os cargos que tiveram as provas anuladas foram o de Assistente Técnico em Eletrotécnica, Artífice de Manutenção Elétrica, Hidráulica e Predial, Técnico Florestal, Desenvolvedor de Sistemas, Contabilidade e Mecânico de Bombas.

A anulação do certame foi determinada pelo Ministério Público.

STF garante pesquisas com células-tronco

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello proferiu há pouco seu voto considerando constitucional a Lei de Biossegurança e, portanto, as pesquisas com células-tronco embrionárias.


Será constitucional o artigo 5º da Lei de Biossegurança, que permite o uso em pesquisa de embriões inviáveis, congelados há mais de três anos e com a autorização dos progenitores.


Entretanto, Com sete votos favoráveis, o STF garante pesquisas com células-tronco se ouver alguma dúvida só será esclarecida ao final do julgamento.

UFRN terá 1.643 novas vagas para o vestibular de 2009

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN (CONSEPE) aprovou a criação de mais 1.643 vagas para o Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que em 2009 oferecerá um total de 5.648 vagas.

Na mesma reunião, o CONSEPE aprovou a criação de 16 novos cursos, que serão oferecidos no Campus Central e no CERES – Caicó.

Na ampliação do número de vagas para o Vestibular estão contemplados também a expansão de alguns cursos já existentes, que serão oferecidos em outros turnos, como Engenharia Química, Zootecnia (que será reestruturado), Engenharia de Produção e Farmácia.

Os novos cursos que serão oferecidos pela UFRN são: Bacharelado em Ciência e Tecnologia; Publicidade e Propaganda; Licenciatura em Dança; Engenharia Florestal; Ciências Atuariais; Sistema e Informação; Gestão em Sistemas e Serviços e Saúde; Fonoaudiologia; Letras – Habilitação em Língua Espanhola e Literaturas; Design e Gestão e Políticas Públicas, no Campus Central.

No interior serão oferecidos os cursos de bacharelado em Geografia e História, Letras – Habilitação em Língua Espanhola e Literaturas, no CERES – Caicó; e Nutrição e Fisioterapia, em Santa Cruz.

(Cura pela Natureza) Erisipela

Erisipela

Erisipela é uma infecção cutânea causada geralmente pela bactéria Streptcoccus pyogenes do grupo A, que penetra através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha, etc.) na pele ou na mucosa, dissemina-se pelos vasos linfáticos e pode atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso.

Na maioria dos casos, a lesão tem limites bem definidos e aparece mais nos membros inferiores. Embora menos freqüente, ela pode localizar-se também na face e está associada à dermatite seborreica.

Constituem grupo de risco para a infecção pessoas com excesso de peso, portadoras de diabetes não compensado, de insuficiência venosa nos membros inferiores, as cardiopatas e nefropatas com inchaço nas pernas, as imunossuprimidas ou com doenças crônicas debilitantes.

Sintomas

Os primeiros sintomas - febre alta, tremores, mal-estar, náuseas, vômitos – podem instalar-se precocemente.

A lesão na pele vem acompanhada de dor, rubor (vermelhidão) e edema (inchaço) e, em alguns casos, formam-se bolhas ou feridas, sinal da necrose dos tecidos.

Recomendações

• Siga rigorosamente o tratamento prescrito para evitar as crises de repetição. Mal controlada, a erisipela pode ter conseqüências graves;

• Seque bem o vão entre os dedos dos pés para evitar a proliferação de fungos, pois podem provocar lesões por onde penetrará a bactéria causadora da erisipela;

• Lembre-se que o portador de diabetes, esteja a doença compensada ou não, pode perder parte da sensibilidade nos pés, o que os torna mais suscetíveis a ferimentos e infecções pelo estreptococo.

Se não consegue examiná-los sozinho, pelo menos uma vez por semana, peça ajuda para verificar se não há sinal de micose entre os dedos, bolhas, pequenos cortes ou calosidades que possam transformar-se em porta de entrada para bactérias.

A escolha dos calçados deve ser criteriosa;

•Não se automedique, ao perceber os sintomas iniciais da erisipela. Procure assistência médica;

•Use meias elásticas para reduzir o edema das pernas;

•Procure manter o peso nos limites recomendados.

GERVÃO-ROXO (Stachytarpheta jamaicensis) Procure Assistência Medica.


O gervão-roxo é indicado para amebíase, afecções renais e gástricas, bronquite, cefaléia, contusão, debilidade orgânica, distúrbio nervoso, eczema, erisipela, ferida, fígado, furúnculo, hepatite, inchaço do baço, machucadura, prisão de ventre, rouquidão, resfriado, tumores e vitiligo. Também é usado como inseticida.


COMO USAR

Chá - Coloque 20 gramas de folhas em 1 litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue e abafe por dez minutos. Coe e tome de três a quatro xícaras ao dia.

Obs: O chá das folhas é inseticida.


Cataplasma


Amasse folhas e raízes frescas e use como cataplasma em contusão, machucadura e ferida.

Fonte: Drauzio Varella.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vagas de Vereadores de Apodi sobem de 9 para 13

Se O presidente Lula aprovar o PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores no Brasil, então a quantidade de vereadores de Apodi passará de 9 para 13.

De acordo com o ultimo senso do IBGE, a cidade de tem uma população de 35.000 habitantes, então dessa forma, vamos ter mais quatro vagas na Câmara Municipal, conforme a tabela abaixo.

01 - Até 15 mil habitantes: 9 vagas;
02 - de 15 mil e até 30 mil habitantes: 11 vagas;
03 - de 30 mil e até 50 mil habitantes: 13 vagas; (Apodi)
04 - de 50 mil e até 80 mil habitantes: 15 vagas;
05 - de 80 mil e até 120 mil habitantes: 17 vagas;
06 - de 120 mil e até 160 mil habitantes: 19 vagas;
07 - de 160 mil e até 300 mil habitantes: 21 vagas;
08 - de 300 mil e até 450 mil habitantes: 23 vagas;
09 - de 450 mil e até 600 mil habitantes: 25 vagas;
10 - de 600 mil e até 750 mil habitantes: 27 vagas;
11 - de 750 mil e até 900 mil habitantes: 29 vagas; e assim por diante.

Poço da CAERN teve cabos da energia roubados pela terceira vez


Sua casa ficou sem água? Ainda não chegou a água nas encanações da CAERN?

Pois é, na madruga de segunda para terça roubaram os cabos de energia que alimentava um dos poços que abastece a cidade.

O poço P4 que fica localizado na baixa da chapada, no terreno de Eider Maia (kéro Água) foi o alvo de mais um ação de ladrões e "pai d'éguas" irreponsáveis que roubam os cabos para revender, já que os cabos são feitos de cobre e tem um valor significativo.

E não é a primeira vez que isso acontece, de acordo com Eci Lima (chefe do escritório de Apodi e meu pai) já é a terceira vez que isso acontece no mesmo poço.


Pois é, resumindo, alguns bairros da nossa cidade vão ficar sem água por algum tempo, e dessa vez, a culpa não é da CAERN.

E lembre-se, se alguém te ofereçer algum cabo de cobre, não compre! Pois só tem gente que rouba porque tem gente que compra...

Fonte: Jumento atomico.blogspot.com

Clima foi de baixaria na sede do PSB ontem a noite


Ridalvo Felipe, do lado de Wilma, quebrou o pau com Washington Dantas, do lado de Rogério.
Resultado: um galo na cabeça de Washington, depois de ter levado uma “microfonada” de Ridalvo.


A governadora Wilma de Faria acompanhou de casa o rebu que rolou na sede do PSB.
Se conteve e se convenceu de que não era interessante enfrentar, exatamente o que está acontecendo: baixaria.



O irmão da governadora, Nelson Newton, foi levado para casa pelo filho André.
Depois de bater boca com Silvânio Medeiros, da Juventude Rogerista


Irmão de Wilma faz declaração de voto para o Deputado Rogerio: "Não quero um corrupto na Prefeitura"



Deputado Rogerio disse preferir não responder ao irmão da governadora.



Muita gente ficou doente,desmaiado, sem moral, sem ética.



A coisa ficou feia e vergonhosa nessa reunião.

RN recebe mais de R$ 30 milhões de royalties em maio da Petrobras

O Rio Grande do Norte recebeu R$ 30,97 milhões de royalties sobre a produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar nesse mes de maio.

Deste montante, R$ 17,68 milhões foram para o governo estadual e R$ 13,29 milhões para as prefeituras dos 93 municípios beneficiados.

Houve um aumento de 32%, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram repassados R$ 23,30 milhões ao RN.

Câmara aprova em 1º turno a PEC que aumenta o número de vereadores

Os Deputados aprovaram nesta terça-feira, por 419 votos contra 8, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores.

Nesta quarta-feira deve ser feito um esforço para a realização do segundo turno de votação da PEC dos Vereadores. Aprovada em segundo turno, a proposta será enviada para o Senado, que também deve submetê-la a dois turnos de votação com intervalo de cinco sessões entre elas.

Para ser colocada em prática já a partir das eleições de outubro, a emenda tem de ser votada até 30 de junho.

Câmara aprova lei que incrimina dirigir alcoolizado e proibe venda em BR na Zona Rural.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto de lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebida alcoólica. A multa será considerada gravíssima --punida com suspensão da carteira de habilitação por um ano e multa. Atualmente, somente motoristas com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue são punidos.


O projeto também prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas em zonas rurais das rodovias federais. O texto altera a medida provisória aprovada pelo Senado, na semana passada, que liberava a venda de bebidas alcoólicas em todas as rodovias federais. Com a aprovação da matéria, o texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A Câmara manteve a liberação para a venda de bebidas alcoólicas nos perímetros urbanos das rodovias federais, mas prevê multa de R$ 1,5 mil para os comerciantes que venderem nas áreas rurais das estradas. Em casos de reincidência, o valor da multa será dobrado.
Os deputados se articularam para retomar o texto inicial porque consideraram uma "incoerência" do Senado ter modificado a matéria.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Efeitos físicos da risada

Exercício: com cada gargalhada se movimentam perto de 400 músculos, incluídos alguns do estômago que só podem se exercitar com a risada.

Limpeza: lubrificam-se e limpam os olhos com lágrimas. A gargalhada faz vibrar a cabeça e limpa o nariz e o ouvido. Além disso, elimina as toxinas, porque com o movimento o diafragma produz uma massagem interna que facilita a digestão e ajuda a reduzir os ácidos gordurosos e as substâncias tóxicas.


Oxigenação: entra o dobro de ar nos pulmões, deixando que a pele se oxigene mais.
Analgésico: durante o ato de rir liberam endorfinas, os sedativos naturais do cérebro, similares à morfina. Por isso, cinco ou seis minutos de risada contínua atuam como um analgésico. Daí que se utilize para terapias de convalescença que requerem uma mobilização rápida do sistema imunológico.


Rejuvenescedora: rejuvenesce ao estirar e estimular os músculos do rosto. Tem, além disso, um efeito tonificante e antiarrugas.


Terapia contra o enfarte: a massagem interna que produzem os espasmos do diafragma alcança também aos pulmões e ao coração, fortalecendo-os.


Facilita o sono: as gargalhadas geram uma sã fadiga que elimina a insônia.

Efeitos psicológicos da risada


Elimina o estresse
: produzem-se certos hormônios (endorfinas e adrenalina) que elevam o tônus vital e nos fazem sentir mais desperto.


Alivia a depressão: faz-nos ser mais receptivos e ver o lado positivo das coisas.


Processo de regressão: pode gerar um retrocesso a um nível anterior de funcionamento mental ou emocional, geralmente como um mecanismo para aliviar uma realidade que se percebe como dolorosa ou negativa.


Exteriorização: através da risada as pessoas exteriorizam emoções e sentimentos. Às vezes é percebida como uma energia que urge por ser liberada, sobre tudo quando precisamos rir e a situação social não o permite. Também devemos fazer insistência nos fatores sociais da risada, como seu caráter contagioso, a salvação de situações socialmente incômodas e o poder comunicativo do humor. Estes revestem uma importância terapêutica especial ante disfunções de tipo social.


Pauta para poder rir


Em alguns casos relatados a pessoa terá que freqüentar centros onde se pratique a risada e o bom humor como método terapêutico, mas o habitual será auto-administrar-se a risada procurando ocasiões para isso.


* O primeiro é trabalhar a atitude ante a vida: com um sorriso.
* Esforçar-se em ver sempre a “garrafa meio cheia e não meio vazia”.
* Tentar encontrar cada vez novas possibilidades e não amargurar-se com os problemas.
* Evitar essa atitude de “ter um problema para cada solução”.
* Ler livros de humor.
* Ver filmes e peças de teatro cômicas.
* Tentar rir de si próprio mesmo na intimidade.
* Assistir programas de TV que fomentam a risada, sobre tudo quando é um bom humor que não se faz a custa de ninguém. O bom humor não tem por que ser cáustico ou destrutivo, embora como muitos manjares possa picar um pouco.


Rir é uma função biológica necessária para manter o bem-estar físico e mental. É uma forma excelente para obter a relaxação, abrir nossa capacidade de sentir e de amar.

Caminhoneiros discutem paralisação nacional

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM) realiza, nesta manhã, no terminal de cargas Fernão Dias, na divisa entre a capital paulista e a cidade de Guarulhos, uma assembléia na qual será discutida uma possível paralisação nacional da categoria a partir do dia 05 de junho.

A categoria reivindica o repasse do reajuste do óleo diesel para os fretes; a não aprovação de Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional, que prevê o pagamento do vale-pedágio em dinheiro; o fim da restrição do tráfego de caminhões na cidade de São Paulo; o retorno da fiscalização do vale-pedágio e do excesso de peso por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a elaboração de um plano de segurança para o trânsito nas estradas


Na nota divulgada pela ABCAM, que lidera esse movimento de entidades ligadas a caminhoneiros autônomos, é afirmado que "caso a paralisação ocorra, caminhoneiros de todo o país paralisarão suas atividades, o que pode provocar um desabastecimento".

Uso de analgésico em excesso causa dor de cabeça


Para ser humano a ingestão de analgésicos não pode ultrapassar dois a três dias por semana, diz o Departamento de Cefaléia da Academia Brasileira de Neurologia.

Quem tomar analgésicos em excesso é apontada como uma das principais causas desse mal. Na semana passada, foi lembrado o Dia da Dor de Cabeça, 19 de maio, e a ABN alerta sobre o perigo da automedicação e sobre a importância de um diagnóstico correto, feito por especialistas.


Uma grande causa é o uso do analgésico, que, em excesso, piora a dor de cabeça. O ideal é tratar o distúrbio com medicamentos que atuam no cérebro, fazendo com que haja uma estabilidade química.


A dor de cabeça pode disfarçar a presença de outras doenças, muitas vezes, mais graves. Por isso a necessidade de consultar especialistas sobre o assunto é primordial."


A dor de cabeça é uma doença neurológica e não têm sintomas. As dores secundárias, porém, são patologias em que o paciente pode ter desde um tumor, hemorragia ou traumatismo.

Lula quer ter moeda única para America do Sul

Depois da Criação da União das Nações Unidas Sul-Americanas (Unasul), o presidente Luiz Inácio, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, analisou que mesmo com o nascimento da Unasul muita coisa ainda não se concretizou.

O presidente já vai se reunir com os 12 participantes dos Paises da Amarica do Sul para criar o Banco da América do Sul.


"Nós vamos caminhar para, no futuro, termos um banco central único, para ter moeda única. Nós vamos caminhar para isso. Agora, isso é um processo e não é uma coisa rápida", acrescentou.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Registro de candidatura pode ser cancelado pelo TRE

O Tribunal Regiaonal Eleitoral do Rio Grande do Norte informa que os casos graves de mal uso de recursos públicos devem servir de balizamento à Justiça Eleitoral para se negar o pedido de registro de candidatos nas Eleições 2008.

“Vamos examinar a vida pregressa dos candidatos a cargos públicos com rigor, mas não é o caso de se negar registro a candidatos a vereador e prefeito em virtude de processos criminais simples”, disse o presidente do TSE/RN no ciclo de palestras da Justiça Eleitoral

A Constituição Federal determina que a Justiça Eleitoral leve em consideração o passado das pessoas que postulem cargos públicos.

Atenção aqueles candidatos que tem o passado sujo, procure saber disso antes que sofra uma decepção ao dizer que é um candidato a qualquer coisa.

Lula culpa EUA e Europa pela alta dos alimentos

O presidente Lula afirmou hoje, em evento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio, que os subsídios dados à produção agrícola nos EUA e Europa estimulam a inflação dos alimentos, cujos preços estão em alta no mundo.


Ele afirmou ainda não ver sentido que os países continuem adotando restrições à importação produtos na agricultura, o que ocorre contra países essencialmente produtores, como o Brasil.
"Só cabe aos governantes, sobretudo dos países ricos, dar uma chance ao livre fluxo mundial de grãos, proteínas e biocombustíveis. A barreira protecionista em favor dos produtores das nações ricas é, na verdade, um muro inaceitável, um muro de indiferença, que as nações desenvolvidas erguem para perpetuar a miséria das nações pobres em desenvolvimento", afirmou.

Lula comentou também o risco da volta da pressão inflacionária no Brasil e disse que a questão é de responsabilidade de todos, não apenas do governo.

Contratos de obras que somam R$ 275 milhões para o RN

Os ministros das Cidades e do Planejamento, junto com a governadora Wilma de Faria irão assinar, nesta terça-feira, ordens de serviços e contratos para obras nas áreas de saneamento básico e de habitação no Rio Grande do Norte, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 122,38 milhões.

Os Municípios beneficiados com assinaturas de contratos


Açu, Alexandria, Areia, Branca, Ares, Angicos, Baia Formosa, Brejinho, Canguaretama, Carnaubais, Ceará-Mirim, Espirito Santo, Florânia, Goianinha, Janduis, João Câmara, Macaiba, Montanhas, Mossoró, Natal, Pedro Velho, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Touros.

Manobrista, fura segurança de Lula e furta carro do SBT no Rio

A segurança do Presidente lula falha e deixa equipe roubar veiculo da equipe de reportagem do SBT com todos os equipamentos de sonoplastia e coletes a prova de balas, equipamentos da TV Globo, passeia no carro da TV Record e Rede TV e só faltou beijar Lula.

Dois homens sem credenciais conseguiram furar a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, roubaram um carro, equipamentos da imprensa e chegaram a poucos metros de Lula durante o lançamento da aquisição de novas embarcações da Petrobras, na tarde desta segunda-feira em Niterói (região metropolitana do Rio).


Passando-se por seguranças de Lula, Wallace dos Santos Silva, 20, e Douglas Vinícius Campos Freitas, 19, entraram na área restrita a pessoas autorizadas pela Presidência da República com o carro da rede Record, por volta das 12h30, depois de pedir uma carona à equipe da rede de TV.


Na área interna, no estacionamento, ofereceram-se para manobrar carros de reportagem e ficaram com as chaves de três automóveis. Um deles, o do SBT, foi levado por Silva e Freitas, mas a dupla retornou 40 minutos depois com o veículo e disse que só foram dar uma voltinha.

Ex-noivo é condenado por cancelar casamento em Ceará-Mirim

Ex-noivo é condenado a pagar indenização de oito mil reais, por danos materiais, pelo rompimento de noivado, a um mês da celebração do casamento. A decisão é do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Ceará-Mirim. A ex-noiva, K.C.C, deu entrada pedindo indenização por danos morais e materiais.


Segundo a autora, ambos mantinham um relacionamento durante oito anos com promessa de casamento e, faltando um mês para a realização do casório, ele rompeu o noivado. A autora alegou que o noivado foi rompido por haver dúvidas quanto a sua virgindade, tendo se submetido até a exame de conjunção carnal no ITEP, o que lhe ocasionou transtorno e frustração. Já o prejuízo material, segundo ela, houve com o investimento de mais de 13 mil reais na aquisição de um imóvel e com os gastos para os preparativos com o casamento.

O réu, C.A.G, disse que rompeu o noivado devido as ameaças da família da ex-noiva. Ele também falou ter adquirido a residência com recursos próprios e alegou que a autora gastou apenas 525 reais referentes ao buffet.


Em sua decisão, o juiz, Marco Antônio Mendes, reconheceu apenas o dano material. Ele entendeu que não houve abuso de direito e nem má-fé por parte do ex-noivo em terminar o noivado. O magistrado considerou a impossibilidade do réu ter terminado o noivado por duvidar da sua virgindade, pois o rompimento do noivado ocorreu em 08 de dezembro de 2004 e o laudo de exame de conjunção carnal a que a autora se submeteu foi feito em 27 de outubro do mesmo ano, ou seja, antes do término.

Entretanto, as provas documentais e testemunhal demonstram que a parte autora efetuou sozinha os gastos para a realização da cerimônia de casamento e auxiliou o réu na construção do imóvel que serviria de residência para o casal.


Dessa forma, C.A.G foi condenado a pagar à autora a importância de R$ 8.055,15, no prazo de quinze dias a contar do trânsito em julgado da decisão, sob pena de pagamento de multa de 10 por cento, nos termos do art. 475, J do CPC.

Fonte: TJ/RN

domingo, 25 de maio de 2008

Turismo: O RN não pode ser loteado para os turistas!


O turismo do Rio Grande do Norte está em alta, temos notado uma nova tendência acontecendo no território potiguar. Enquanto o Sertão velho sofrido vai estorricando, com alguns pontinhos turisticos, as praias do litoral metropolitano vão vivendo um grande negocio com a chegada do capital estrangeiro.

Não há dúvida que o turismo é uma tentadora alavanca para o RN. O negócio é bom demais. Não para os nativos potiguares, evidentemente... Mas sim para os Europeus, que vem a moeda forte.

Atualmente, quem vai às praias do Município de Barra do Maxaranguape, por exemplo, percebe a mudança. A onda agora é um troço chamado “Segunda residência”.

São grandes áreas, como se fala na linguagem imobiliária, dos gringos. Edificações luxuosas isoladas com muro alto e lá no meio outra casa de padrão bem inferior para o caseiro (guarda costa pois muitas construções são lavagem de dinheiro).

Depois da vinda do jogador inglês David Beckmam, a coisa aumentou. O povoado nativo está mudando seus costumes. Os veranistas locais, coitados, já não podem nem tomar chegada. Os preços dos serviços dispararam...

O RN se transformou num grande pólo turístico e os estrangeiros estão de olho em nós! A movimentação no aeroporto Augusto Severo, segundo li na imprensa, nunca foi tão grande. E só aumenta.

Se brincar, seremos outra vez colonizados. Lotear o Rio Grande do Norte e vendê-lo a estrangeiros não será um bom negócio!


E os Pólos regionais?

E o interior do estado, como vai? Cadê o pólo Costa Branca? O projeto que teve início em 2004, depois de um grande esforço, ainda não funcionou a contento.

O que se ver ainda são idéias isoladas. Uma delas é a construção de um Terminal Turístico na praia do Rosado e no Apodi com estrutura de barracas, quiosques de artesanato, banheiros, praça de eventos, anfiteatro.

Aliás, os municípios da chamada Costa Branca tem se destacado mais pelos escândalos políticos. (Touros, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Areia Branca, Tibau...) E por ai vai!

Vendendo terrenos

O governo do Estado ensaiou fazer investimentos em estradas. E fez estradas. É alguma coisa. Porém, longe muitas léguas do investimento feito no pólo Costa das Dunas (Natal, região metropolitana e Pipa). Até agora foi assim. Lá a coisa vai de vento em popa!

E em 2009 poderemos ter recursos do Prodetur? A política só direciona recursos para os municípios que já dispõe de alguma estrutura. Nessa faixa, estaria Areia branca, Macau, Mossoró, Apodi, Martins...

O resto é resto. A equipe do governo está mais vidrada nas feiras internacionais de turismo, sempre bem acompanhada de gente grande da área imobiliária, para "vender terrenos".

Papagaio perdido diz nome e endereço a veterinário!


Hoje retorno aos primórdios deste blog, que foi pensado após a notícia de um papagaio que entregou um adultério em Leeds, na Inglaterra. Volto a falar dessa ave adorável.


Um papagaio cinza africano que havia fugido da casa do dono disse ao veterinário o seu nome e onde morava!!! Sensacional, não?


"Eu sou Yosuke Nakamura", disse a ave, antes de revelar o seu endereço completo, na cidade de Nagareyama, perto de Tóquio, segundo a agência nipônica Kyodo News.


Intrigados, veterinários e policiais foram até o tal endereço e, para a sua surpresa, realmente estava lá a família Nakamura, dona do papagaio.


A família contou à polícia que estava ensinando, havia dois anos, o papagaio a dizer o seu nome e o seu endereço.


Ele aprendeu direitinho! De quebra ainda divertia funcionários da clínica veterinária com algumas canções típicas japonesas. O próximo passo de Yosuke é se inscrever no 'American Idol'!

Pense Numa Parada Gay


Rua da Consolação foi dominada pela animação da 12ª Parada Gay de São Paulo, que aconteceu neste domingo (25), na Avenida Paulista. É o maior evento turístico da cidade. Já pensou o resto dos eventos.

Segredos para vestibulandos não arrancarem os cabelos

Para passar no vestibular é necessário estudar muito. Mas não é só isso. De que adianta ter muitas horas de estudo e nenhuma de descanso? Ou então ficar nervoso demais no dia da prova?


Do aluno "cdf" ao "zen", o livro "Segredos para o Vestibulando" fornece várias sugestões para ir bem no vestibular, desde o preparo para as provas até o "grande dia". O volume é da Editora Panda Books e está à venda pela Publifolha.


Muito além dos estudos, neste livro, o professor Dermes explica como enfrentar a pressão, como se sair bem nas provas, como conciliar namoro e estudo, como cuidar do corpo e da mente neste período, como conviver com a ansiedade dos pais e como relaxar na véspera do exame. O título traz ainda uma série de mensagens motivadoras para aqueles que não vêem a hora de ser chamado de "bicho", "calouro", etc.


Leia abaixo algumas sugestões do livro sobre como agir no dia da prova.


Véspera - "O peru morre na véspera" (aliás, na dica abaixo aconselho o candidato carnívoro a não comer um peru inteiro antes da prova) e você não precisa engrossar a lista dos desencarnados (e desossados) gluglus. Sem estresse, decida o que fazer um dia antes do vestibular. O mais aconselhável é relaxar. Entretanto, como método de estudo é muito pessoal, se não lhe cansa nem incomoda, revise as matérias que achar importante. Faça-o sem exagero. Aliás, como tudo: se sair, não chegue tão tarde; evite consumir álcool etc. Que tal atividades físicas leves, uma piscininha ou praia (sem insolação, naturalmente) e aquele namorinho gostoso e sem cobrança? Você pode descobrir que a universidade fica logo ali, ao lado do paraíso.


Faquir ou condenado à morte - Lembre-se: a palavra-chave é equilíbrio. Na data da prova - e nos dias que a antecedem, não jejue nem se alimente como se fizesse a última refeição! Você não é faquir nem condenado à morte, apenas (e isso já diz tudo!) vestibulando...Faça um número razoável de refeições balanceadas, não pule nenhuma. Durante a prova se abasteça com água e frutas. Você não estuda biologia à toa, portanto, coma com sabedoria. Para otimizar a sensação de conforto, use roupas adequadas?à estação e ao tempo que fizer no dia da prova. Evite peças que dificultem a circulação sanguínea.


Pontualidade - Tristes e repetitivas imagens e fotos de candidatos que chegam atrasados e perdem as provas. É importante conhecer antecipadamente o local das provas, até porque existem alterações para diversas fases de um mesmo vestibular. Sem fatalismo, paranóia ou pessimismo, contudo com muita prudência, saia de casa com antecedências, pois pneus furam, ônibus atrasam, congestionamentos acontecem em ruas, avenidas, rodovias...Caso seja mais seguro, durma na casa de amigos ou parentes e, sobretudo, se a prova for em outro município, viaje com um dia de folga: você poderá visitar locais interessantes, bater papo e relaxar sem preocupações excessivas com o horário.


Conhecendo a prova - Aqui, mais do que nunca, vale o toque pessoal. No caso da Unicamp, por exemplo, há candidatos que preferem começar pela prova de redação, outros a deixam para o final e atacam logo as questões discursivas. Se você não sabe por onde começar, decida isso depois de passear pela prova, dar uma olhada panorâmica. Então, selecione as disciplinas que lhe são mais fáceis e apetecíveis. Em seguida, dedique-se às disciplinas/questões mais difíceis ou complexas. Como bom atleta, dose esforço e autoconfiança. Em outras palavras, se você possui mais facilidade em exatas, isso não constitui motivo para resolver rapidamente e sem critério as questões de Matemática, Física e Química e gastar três horas nas provas de História e Literatura. Caso se sinta paralisado, não hesite em pular questões: em vez de fugir, elas o aguardarão ansiosamente.


Conferência de resultados - Parodiando duas citações bíblicas/literárias, a) você já combateu o bom combate; b) o que escreveu está escrito. Dessa forma, relaxe após as provas. A seguir, mais do que os resultados, confira as resoluções das provas, disponibilizadas por cursinhos e escolas em jornais, sites, programas de tevê. A partir desses dados, reformule as estratégias de estudo e mesmo os planos de cursar esta ou aquela instituição, caso não seja aprovado ou catapultado para as segundas fases. Antes de tomar qualquer decisão, é necessário curtir. A alegria ou o luto.


Fonte: Folha Online

Universitários poderão ser obrigados a freqüentar 85% das aulas para serem aprovados

Cerca de 900 mil estudantes universitários brasileiros faltam às aulas todos os dias. Esse prejuízo acadêmico e financeiro poderá diminuir caso o Congresso Nacional aprove o Projeto de Lei do Senado (PLS) 387/2007, que obriga o estudante a freqüentar 85% dos dias letivos de cada disciplina para ser aprovado.


A matéria está na pauta da reunião que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza nesta terça-feira (27), a partir das 11h. Se for aprovada, seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, já que regimentalmente a decisão tem caráter termitativo, não necessitando ir ao Plenário do Senado, a não ser em caso de recurso.


Apresentado em junho do ano passado pelo então senador Wilson Matos (PSDB-PR), suplente de Alvaro Dias (PSDB-PR), o projeto estabelece mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/1996). Segundo Matos, esta é vaga em relação à freqüência no ensino superior - determina apenas que o ano letivo se constituirá de "duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo" e que "a freqüência é obrigatória".


É a Resolução CFE nº 4/1986 que estabelece a freqüência mínima de 75% em cada disciplina do ensino superior, mesmo percentual fixado pela lei de diretrizes para o ensino básico. Isto quer dizer, que o estudante pode faltar a 25% das aulas. Conforme os cálculos de Matos, que tem formação em matemática e é reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), a média de faltas no ensino superior é de 18% em média.


- O Brasil é um dos únicos países que permite ao aluno perder um quarto das aulas todos os anos - disse o reitor à Agência Senado nesta sexta-feira (23). Segundo ele, nos Estados Unidos só é permitido a um estudante universitário faltar a 14 aulas por ano, e com justificativa. No Japão, a ausência só pode ocorrer por motivo de doença.


Matos estima que embora a Lei de Diretrizes estipule um mínimo de 200 horas de atividade acadêmica por ano, na maior parte das instituições a carga efetiva gira entre 150 e 180 horas por ano, porque parte da carga é gasta em trabalhos fora da sala e reuniões pedagógicas. Com as faltas, esse número fica ainda menor, o que piora o desempenho dos estudantes e se reflete numa sociedade com baixo preparo intelectual e desempenho econômico aquém do exigido.

Uma prova disso seria a baixa capacidade de inovação tecnológica no país.
- O modelo da educação brasileira é muito permissivo. Precisamos nos converter ao conhecimento - critica o reitor, que associa à frieza das estatísticas a imagem ilustrativa dos estacionamentos que lotam apenas nos dias de prova.


De acordo com ele, na cultura das universidades brasileiras a falta não é vista como algo relevante por alunos e professores, que encontram vários expedientes para acomodar a situação. Um exemplo é a fotocópia das anotações de colegas, quando não a permissão para que a lista de presença seja assinada por outra pessoa.


- É preciso manter o aluno em sala de aula e fazer com que o professor cobre dele a assimilação do conteúdo - defendeu Matos.


Em sua universidade, os 200 dias letivos são atingidos com a redução a das férias de julho a apenas dez dias.


O projeto recebeu voto pela aprovação de seu relator, o senador Romeu Tuma (PTB-SP). Da pauta da CE constam outros 20 itens.


Fonte: Agência Senado

Motorista erra entrada e desce escadaria de prédio na avenida Paulista


Na semana passa foi flagrado uma situação diferente da normalidade no transito, pois o motorista de um Toyota Corolla errou a entrada do estacionamento de uma agência bancária e desceu a escadaria de um prédio localizado no número 1.776 da avenida Paulista, em São Paulo.

Não há registro de feridos. O veículo foi cercado por dezenas de pessoas, que pararam para acompanhar a remoção.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a avenida não foi interditada, mas houve lentidão nas proximidades do edifício.

(Coisas de Pobre) Carteirinha de Estudante

Lipo!
Fez uma cirurgia de hemorróida no INAMPS, mas diz pra todo mundo que fez lipoaspiração na Clínica São Vicente.

Sou importante!
Vai a enterro de autoridade só para sair na foto e fingir que é importante.

Sou chique!
Quando viaja se hospeda em pensão ou albergue de estudante com carteirinha falsa, mas depois mostra foto tirada em frente a hotel cinco estrelas.

Strogonoff!
Se você perguntar a alguém qual é o prato favorito e a criatura responder "istrogonofi" pode ter certeza é pobre!

Visita surpresa!
É coisa típica de pobre. Sempre faz visita surpresa na hora do almoço ou jantar pra filar a bóia. Quem tem grana (e educação), telefona com dias de antecedência para marcar a visita e leva um bom vinho ou flores de presente para os anfitriões.

Carteirinha de estudante!
Bom, todo mundo sabe que estudante é uma raça fudida por natureza... Mas precisa de carteirinha pra provar? Imagine a cena:
Você e aquela gata da faculdade que você tá paquerando desde o vestibular vão ao cinema pela primeira vez.
Que lindo, de mãozinhas dadas, coraçõezinhos flutuando em volta de vocês, muito romantismo, um mimo de ver. De repente, você vira para ela e solta a bomba:
"Tem carteirinha de estudante?". Pelo Amor de Deus... Isso é o cúmulo da pobreza.
Desse jeito a única coisa que você vai comer depois do cinema é chiclete. Gasta só mais uns R$ 5,00 e paga uma inteira pra gata...

(Coisas de Pobre) Tijolo e Telha

A combinação é perfeita.
Pobre atrai tijolo e telha feito ímã.
Todo pobre que se preza tem que ter uma pilha de tijolo e telha no quintal.
Isso é pra quando uma se quebrar tem outra pra colocar em seu lugar.

Forte tremor em Sichuan é sentido em Pequim na China

Um forte tremor que atingiu a província de Sichuan, neste domingo, foi sentido em Pequim. Prédios tremeram na capital chinesa, quase duas semanas depois de um forte terremoto devastar grande parte da província. Não foram relatados danos provocados pelo tremor de hoje.
O número de mortos pelo terremoto, que atingiu a China no dia 12 de maio, subiu para 62.664, enquanto que 23.775 pessoas continuam desaparecidas, segundo o último balanço divulgado pelo governo chinês neste domingo.

Um homem foi retirado com vida dos escombros de sua casa em Mianzhu, uma cidade de Sichuan, onze dias depois do terremoto que devastou o sudoeste do país.
Xiao Zhihu, de 80 anos, se encontrava em um estado estável quando as equipes de socorro o resgataram. Durante o período que ficou soterrado, Zhihu foi alimentado por sua mulher.

sábado, 24 de maio de 2008

(Cura pela Natureza) Formas de utilizar as plantas medicinais

Cataplasma: É uma preparação feita com farinha e água, geralmente quente, com adição ou não de planta triturada. É aplicado na pele entre dois panos finos.


Compressa: Preparação de uso tópico geralmente feita com pequenos pedaços de pano ou gaze embebidos em alguma loção, chá, cozimento ou sumo da planta. A compressa é colocada sobre a parte afetada e mantida levemente apertada.


Decocção: Deve ser empregada para as partes mais duras dos vegetais (raízes, cascas e entrecascas, rizomas e sementes). Coloque na água ainda fria as ervas bem lavadas e leve ao fogo até a fervura. Deixe fervendo por um período de 5 a 15 minutos (o tempo vai depender da dureza da parte a extrair) e depois repousando por 15 minutos em recipiente bem tampado, coando depois de decorrido esse tempo.


Inalação: É uma preparação que aproveita a ação combinada de vapor de água quente com aroma das drogas voláteis. Coloque água fervente sobre porções de substâncias contidas em uma panela de até meio litro, usada como gerador de vapor. Aspire os vapores ritmicamente (contando até três quando aspira e até três quando expele o ar) durante 15 minutos. O uso de uma cobertura sobre os ombros, a cabeça e a panela aumenta a eficácia do tratamento.


Infusão: Este método é usado para as partes macias das plantas, como flor, folhas e frutos. Coloque a quantidade de planta suficiente para o preparo em um recipiente de vidro, louça, ágata ou inox (evite o alumínio, pois este solta partículas microscópicas que são prejudiciais saúde). Em seguida, derrame água fervendo sobre a erva no recipiente e espere de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, coe o infuso e utilize.


Lambedor ou xarope: É uma preparação espessada com açúcar ou mel e usada geralmente para o tratamento da tosse e bronquite. Junte parte do chá ou do cozimento, conforme o caso, com uma parte de açúcar ou mel. Se usar mel, ferva em banho-maria por em média dez minutos. Se usar açúcar, leve ao fogo até atingir o ponto de fio.


Loção: Este tipo de preparação é usado em banhos e compressas locais para limpeza e tratamento de feridas, coceiras e outras afecções da pele e do couro cabeludo. Coloque uma xícara de chá do infuso ou cozimento, adicione ¼ de álcool, agite e use localmente.

Tintura: Preparação feita com álcool em vez de água. Deixe as partes vegetais frescas ou secas, grosseiramente trituradas, mergulhadas em álcool durante 8 a 10 dias. Coe e guarde em um recipiente escuro ao abrigo da luz.


Vinho medicinal: É um estimulante feito com vinho tinto no qual se deixa em maceração durante oito dias uma ou mais plantas.

Ano de eleição, os politicos fazem de tudo

Tem muita gente doida pelo poder, quer ser candidato a qualquer coisa, tem gente que paga prá o chefe, o gerente, o diretor, o maximo, mesmo sem ganhar dinheiro com isso, é só pelo status.
Tem pré-candidatos furando estrada por ai. Desbravando caminhos, às vezes até abrindo trilhas no meio do mato rumo aos excluídos. Haja sola de sapato, pneu de moto, carro e bicicleta que eles acabam nessa viagens, as vezes de meia noite prá ninguém vê!

Mas nesse período, político agüenta de tudo, tudo pelo voto...

Cheira cabeça de menino, abraça gente fedorenta, pisa na lama sem arregaçar a boca da calça, come canjica fria, bebe cerveja quente, dar dinheiro, compra cabo eleitoral sem voto, abraça os traidores da eleição passada, prometem o mundo e o fundo, dança, brinca, vai a leilão de padroeiro.

Pra mostrar que é bom pai, trás os filhos que moram na capital, no exterior e leva a família unidíssima pra culto, missa, enterro, aniversário... Na maior cara de pau.

É um sofrimento danado. Tem de suportar bebo choco atrás de um real, tem de dar carona a todo Zé Mané que tiver na beira da estrada, mesmo que esteja sujo feito um barrão. Isso é o de menos...

Pior é ter de abrir sua porta a meia noite pra atender sorrindo um eleitor que tem de fazer exame de fezes e não tem dinheiro pra comprar o “vasinho” pra levar. (acabou o tempo em que se levava em vidro de nescafé).

Não vou alongar o texto, mas poderíamos descrever uma infinidade de aperreios que um político passa. Isso, se ele tiver dinheiro. Caso contrário, ninguém olha nem para o coitado.

Não sei qual o pior. Ter um bocado de aproveitador pidão pisando no dedão, ou ficar falando só (fingindo ser contra a compra de voto) sabendo que não passará de meia dúzia de votos.

A diferença é que um enrola, o outro é enrolado! mas quem for o melhor chega lá.

Governo dá 119 mil bolsas a universitários em 2008


O governo decidiu dobrar o número de bolsas de ensino do ProUni (Programa Universidade para Todos). Em 2008, serão 119.529 bolsas. No ano passado, foram concedidas 55 mil.

Aberto há quatro dias, o processo de inscrição vai até o dia 6 de
junho. Há bolsas “integrais” (45.198) e “parciais” (15.196), que dão às instituições de ensino o direito de abater os valores correspondentes nos impostos.

Há também bolsas “adicionais” (28.882). Nesses casos, não existe compensação tributária às faculdades.

Há, por último, o que o Ministério da Educação chama de bolsas “complementares”. Cobrem 25% do total das mensalidades em faculdades privadas.

O MEC oferece a possibilidade de cobertura dos outros 75% em dois casos: 1) para alunos que alcançaram o grau 4 ou 5 no último Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); 2) para estudantes que optem por cursos que o governo considera prioritários.

O dinheiro virá do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A lista de prioridades do MEC inclui medicina, engenharia e geologia, além de licenciaturas em física, química, matemática e biologia.

Para concorrer às bolsas, o candidato terá de se encaixar em certos pré-requisitos. Por exemplo:

É preciso comprovar que fez, em 2007, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais: só terão direito a disputar as bolsas do MEC os alunos que cravaram na prova um mínimo de 45 pontos;

Só podem se candidatar à bolsa os alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas;

Abriu-se exceção para estudantes de escola privada, desde que comprovem:

1) que dispunham de bolsa de estudos integral;

2) que a renda de suas famílias é de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 622,50), para os que desejam bolsa universitária integral; ou de até três salários mínimos por pessoa (R$ 1.245,00), para os que pleiteiam bolsa parcial de 50% do valor da mensalidade.

Prefeito visita obras da Unidade do Cefet em Apodi que deverá ficar pronta ainda este ano

O prefeito de Apodi, Dr. José Pinheiro Bezerra, esteve visitando a construção da unidade do Centro Federal de Educação Técnica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN), localizado na chapada do Apodi, na comunidade de Poço de Izauro na Zona Rural do município.

A unidade do Cefet em Apodi terá mais de 5000 metros de área construída em um terreno de 137 metros de comprimentos e 52 de largura. A construção está orçada em R$ 3 milhões e meio de reais. Hoje a construtora da obra Coplanar emprega 65 funcionários.

Segundo o Sr. Wanduir Mangueira, a conclusão da obra estava prevista em no máximo em 6 meses, mais devido às chuvas no município houve uma pequena alteração no prazo de conclusão da obra. "As chuvas foram responsáveis pelo atraso da obra, mas mesmo assim já demos início à construção da parte física de estrutura de alicerces, bem como as salas de aulas, setor administrativo, laboratórios, restaurante e banheiros. Acredito que o atraso da entrega da obra será muito pequeno", disse o Sr. Wanduir.

Esta unidade realizará em breve o sonho de muitos jovens de apodi e região, pois a referida escola tem os seus cursos técnicos reconhecidos como um dos melhores em todo o Brasil.

Para o prefeito de Apodi, Dr. José Pinheiro Bezerra, a construção do Cefet em Apodi se traduz em luta vitoriosa de todos os apodienses. "Essa obra representa para mim como prefeito um dos marcos de minhas administrações, pois com essa parceira, a Prefeitura de Apodi dá um grande passo na educação em nossa região. Sempre primei por uma educação de qualidade em nosso município, seja na capacitação de nossos professores ou na construção de novas unidades escolares. E quando surgiu a oportunidade de uma unidade do Cefet em nosso município, buscamos viabilizar através de uma parceria com a Prefeitura.

É importante destacar também nessa luta a sociedade civil apodiense que, através de grupos políticos, religiosos, populares e estudantis, participaram ativamente na busca da concretização deste sonho. Tenho certeza que o povo de Apodi está orgulhoso em ver uma obra como esta estar sendo construída em nosso município.

Quero aproveitar e agradecer à deputada Fátima Bezerra, que não mediu esforços junto com seus colegas na Câmara Federal em viabilizar uma unidade do Cefet, junto ao Ministério da Educação em nossa cidade. Estamos investindo no futuro dos nossos jovens e do nosso país", enfatizou o prefeito

Fonte: Gazeta do Oeste.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Vai-se os bons, ficando os ruins


O senador amazonense, líder do PDT, sai de cena.

Fim de uma brilhante carreira. Morreu nas primeiras horas de hoje vítima de infarto fulminante uma das reservas da política brasileira. Jefferson Peres, professor, advogado e vanguarda do Congresso.

A Amazônia perde um de seus grandes defensores e a democracia brasileira fica mais despojada. Fica o exemplo de quem sabia coexistir com as cizânias sem perder a ética, embora que ultimamente já desconfiava de sua pouca valia.

O Congresso vive um de seus piores momentos. Seu partido, o PDT, vive dias conturbados. O guerreiro já dava sinais de cansaço, sentindo que sua batalha era inglória.

A morte de Jefferson deixa uma lacuna difícil de ser preenchida!

EMPARN E BNB FORMAM CONVÊNIO PARA PESQUISAS


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vai desenvolver mais quatro pesquisas, num valor aproximado de R$ 220 mil, com o apoio do Banco do Nordeste, por meio de seu Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci).
As pesquisas beneficiarão os segmentos de ovinocaprinocultura, fruticultura e florestal do RN, e têm o objetivo de propor alternativas para a solução de alguns problemas existentes nos processos produtivos.

Escoteiros do RN vão comemorar a data neste sábado

Os escoteiros do Rio Grande do Norte vão comemorar o seu dia neste sábado, 24 de maio, em evento na área de lazer do conjunto Panatis, Zona Norte de Natal.

O “Encontrão Escoteiro”, que será realizado entre 14h e 17h, consiste em uma tarde de atividades educativas para jovens celebrar e participar de oficinas educativas.

De acordo com a programação divulgada pela Região Escoteira do RN, entre as atividades desenvolvidas estão oficinas sobre dengue, com a fabricação de mosquitecas que é uma espécie de armadilha para as larvas do mosquito da dengue, temas sobre abuso sexual, como se prevenir contra o câncer infantil, sobre a doação de sangue, como evitar pequenos acidentes domésticos, além de atividades recreativas.

O Dia do Escoteiro foi escolhido pelo fundador do escotismo mundial na data de 23 de abril, e já é celebrado há mais de 100 anos por jovens em todo o mundo. É um dia para reflexão dos participantes quanto às suas boas ações diárias.

Este ano, porém, os escoteiros do Rio Grande do Norte organizaram em abril várias atividades comunitárias para apoiar as vítimas das enchentes do interior. Por conta disso, o dia do escoteiro no estado foi adiado e será celebrado neste sábado, dia 24 de maio.

O Corpo de Bombeiros, a Casa de Apoio a Criança com Câncer, o Hemonorte/Cruz Vermelha, a Secretaria de Saúde e a Água Mineral Cristalina estão apoiando o evento que também é aberto ao público e pretende reunir 150 pessoas durante à tarde deste sábado.

Serviço:“Encontrão Escoteiro”

Local: Área de Lazer do Conjunto Panatis (Estrada da Redinha, em frente ao Batalhão de Polícia)Dia: 24 de maio (sábado), Horário: das 14h às 17h, Outras informações: (84) 3211-9447

Homem procurado em cinco estados é preso em Parelhas

Um homem bastante procurado pela polícia de vários estados brasileiros está detido na delegacia de Parelhas. José de Anchieta Silva, de 51 anos, foi preso na última segunda-feira (19) pela equipe de policiais comandada pelo sargento Janduís, delegado responsável pela cidade de Santana do Seridó. Ele foi autuado pelo crime de receptação, já que estava com um carro roubado no momento da abordagem, mas é também acusado de estelionato.

José de Anchieta, que estava trabalhando em Santana do Seridó há três meses contratado pela prefeitura, era procurado nos estados de Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com vários mandados de prisão em aberto.

De acordo com a polícia de Santana do Seridó, Anchieta, que é natural de Taperu, em Pernambuco, foi contratado pela prefeitura municipal de Santana por volta do mês de março para prestar serviços de eletrifica urbana.

Em pouco tempo, conseguiu fazer amizades e ganhar a confiança da população local e, dessa forma, vitimou muitos ``colegas'' com seus golpes. ``Um dos piores crimes que existe é o estelinato porque o criminoso se aproveita da confiança das pessoas.

Ele sabia conquistar, era simpático, bom de lábia'', afirma o sargento Janduís. José de Anchieta é acusado de aplicar golpes em muitos comerciantes na cidade, inclusive chegou a provocar a falência em um deles por causa de cheques sem fundos.

José pegava cheques emprestados e trocava com agiotas, passava cheques sem fundos e foi pego até mesmo passando cheques de terceiros sem preenchimento e assinados. Depois que várias pessoas se viram vítimas dos golpes de José, a polícia foi acionada, na sexta-feira, dia 16. Os policiais iniciaram a investigação e entraram em diligência à procura do acusado. Na segunda-feira seguinte, dia 19, ele foi localizado na cidade de Parelhas.

No momento da prisão, Anchieta dirigia um carro que depois foi verificado como sendo produto de roubo. Era um Fiat Uno, placas KKW 8616, de Nazaré da Mata, Pernambuco. Por causa disso, ele foi encaminhado à delegacia de Parelhas e autuado por receptação.

Durante a colheita do depoimento, averigou-se a ficha criminal do acusado e descobriu-se que ele já tinha vários processos e mandados de prisão em diversas cidades do país. No estado da Paraíba, José de Anchieta tem quatro procedimentos: dois processos e dois mandados de prisão. Em Pernambuco há um mandado de prisão, assim como no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso e em São Paulo, onde também há um processo contra ele.

O acusado ainda se encontra preso em Parelhas, onde espera pela decisão da justiça. Os crimes de estelionato ainda estão sendo investigados. Os policiais, tanto de Santana do Seridó, quanto de Parelhas, acreditam que, com a divulgação da prisão, mais vítimas apareçam e pedem a colaboração da população para que, caso haja reconhecimento, procurem a delegacia.

DN Seridó

Morre o maior investidor de imoveis do Médio Oeste

Foto: FG News

A cidade de Felipe Guerra ontem não dormiu com a perda irreparável de um ilustre cidadão, querido e amado por todas as pessoas que o conheciam.


O Sr. Fladilson, como era mais conhecido por todos, era um grande investidor de imóveis em toda Região Oeste Potiguar sofreu um grave acidente e estava internado no hospital Wilson Rosado em Mossoró em estado grave.


O acidente ocorreu no inicio da noite na avenida mirasselva, que é a principal via de tráfego de veiculo daquela cidade, por se encontrar bem asfaltada. Só que essa avenida tem uma mão dupla e com varias entradas que dão acesso para muitas ruas e também existem muitas plantações de árvores em jarros grandes em toda extensão da avenida que tira a visão dos motoristas e todas as semanas acontecem vários acidentes.


Fladilson pilotava uma moto e bateu violentamente em um "Jeep" que puxava um paredão de som e vinha no sentido contrario mas entrou para o lado que vinha a moto, em uma rua que dá acesso ao estádio de futebol, e o choque foi de tamanha violência que o corpo do piloto voou por cima desse paredão, batendo com a cabeça no asfalto.

Ontem ele foi transferido para Natal, coisa que ainda não tinha ocorrido pois o mesmo corria risco de morte, mas na entrada do Hospital em Natal, sofreu uma parada cardíaca e veio a óbito.


Fladilson deixa esposa, muitos filhos, parentes, amigos e uma prestação de serviços em varias cidade do interior e na capital do nosso estado. Ele era proprietário de um lindo hotel e varias residências de luxo na cidade de Felepe Guerra, outras em Apodi e Mossoró.


No outro domingo a família de Fladilson foi assaltada em sua residência na cidade de Felipe Guerra, mas ele se encontrava na cidade de Apodi na ocasião do assalto, onde até o prefeito daquela cidade também foi assaltado pois ia chegando na casa de Fladilson e foi rendido pelos assaltantes.