domingo, 18 de maio de 2008

Chuva começa a dar trégua no RN

A madrugada da última quinta-feira para sexta-feira (ontem) foi de chuvas para 40 municípios do estado. O registro feito das 19h da quinta até às 7h da sexta, mostra que a chuva mais pesada aconteceu em Maxaranguape, região leste potiguar. Os pluviômetros registraram 49mm no município. Em segundo lugar veio Tangará com 16,5mm, seguido por Lagoa Salgada com 11,7mm, região agreste.

Outras cidades do interior também tiveram madrugada chuvosa. Entre elas Lagoa dos Velhos, Santa Cruz, São José do Campestre, Ceará Mirim e Baía Formosa. Na capital, o registro para o mesmo período foi de 7mm.

As últimas chuvas não significam, entretanto, que o tempo vai fechar. A previsão para os próximos dias é de que a chuva dê uma trégua.

O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, informou que a previsão é de que o céu, nos próximos 3 ou 4 dias, estará parcialmente nublado a claro em todo o Rio Grande do Norte. Há possibilidade de pancadas de chuvas apenas no litoral, que provavelmente acontecerão na madrugada ou no início da manhã.

Bristot informou ainda que essas podem ser as últimas chuvas do interior, visto que o inverno está em sua fase final nas regiões secas. Ele disse que aqueles agricultores que dispõem de reservatórios de água para a cultura irrigada poderão plantar, com boas chances de colher. Arriscado, porém, será semear agora sem ter água armazenada para manejar, pois a período de estiagem está começando.

Já a região litorânea pode esperar mais chuvas. Afinal, como explica o meteorologista, é junho o mês que mais chove em nossa costa. Para as próximas semanas, ele não pôde dar previsão, pois ‘‘o tempo no litoral muda muito rápido, por causa do Oceâno Atlântico’’, como explicou.

Mesmo assim, ele disse que as chuvas podem ir até meados de agosto e avisou que, até lá, ‘‘poderemos ter, em algum momento, eventos de chuvas fortes’’.

Fonte: DNOnline

Nenhum comentário: