sábado, 17 de maio de 2008

3º Seminário de Marketing Político e Eleitoral do RN

PALESTRANTE DESAGRADA REPRESENTANTES DA JUSTIÇA DE MOSSORÓ



A palestra proferida pelo publicitário Carlos Manhanelli, na abertura do 3º Seminário de Marketing Político e Eleitoral, ontem (16) empolgou grande parte dos presentes, sobretudo pelas dicas e pelos momentos de humor. Com 34 anos de experiência, Manhanelli deu valiosas e básicas dicas para quem pretende concorrer a algum cargo eletivo no pleito que se avizinha.


Duas de suas orientações chamaram à atenção. Segundo ele,


(01) o candidato deve logo se defender quando surgir uma informação negativa a seu favor. “É igual a câncer, se não cortar imediatamente cresce e vira metástase”, disse.

(02) o candidato deve ter uma das quatro imagens: O pai (que cuidará do seu povo. Ex. Getúlio Vargas), o herói (o que chega para salvar, para solucionar. Ex. Collor), O charmoso (elegância e carisma. Ex. Juscelino Kubitschek) e O simples (quem veio do povão, da massa. Ex. Lula). Segundo Manhanelli, o candidato deve obrigatoriamente “vestir” uma destas quatro imagens.


Além das duas orientações trazidas acima, o palestrante deu diversas outras. No geral, suas colocações foram bastante pertinentes para quem disputará as eleições.

Por outro lado, alguns juízes e promotores saíram do local demonstrando insatisfação com o publicitário, sobretudo por este, às vezes sutilmente outras vezes não, orientar o candidato a conquistar votos com agrados.

Manhanelli disse que qualquer objeto pode comprar um voto, trouxe dicas como “pagar cerveja em churrasco”, “guardar a maior parte do dinheiro para o último mês, pois é neste momento que as lideranças se vendem”, fazer “trabalho de boca de urna”, entre diversas outras dicas que afrontam a legislação eleitoral.

Os advogados, Juízes. e Promotores ficaram atônitos com as dicas do publicitário: “Ele está ensinando como desrespeitar as leis eleitorais”, informou um advogado, "o publicitário está na contramão da história, Enquanto todos pregam uma campanha eleitoral honesta, de propostas, Manhanelli vem aqui defender as velhas táticas do clientelismo" disse um Juiz. E saíram do auditório muito magoados.

O seminário continuas hoje com várias palestras

Nenhum comentário: