quarta-feira, 21 de maio de 2008

RN e PB fazem monitoramento da água do rio Piranhas-Açu

O Governo do Estado, através do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), está realizando a primeira campanha de qualidade do sistema Curema-Açu, em parceria com o governo da Paraíba.

O monitoramento é feito através de coletas de amostras de água no rio Piranhas-Açu, com medições de qualidade dos sedimentos e agrotóxicos. O material coletado nas seções do RN será encaminhado para análise em laboratório.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu) já possui sítio na internet: www.piranhasacu.cbh.gov.br. A página foi desenvolvida pela Agência Nacional de Águas (ANA) e contém informações como dados da bacia do rio Piranhas-Açu, o processo de instalação e funcionamento do CBH Piranhas-Açu, deliberações e agenda de reuniões.

O comitê foi criado por decreto do presidente da República em novembro de 2006. A etapa seguinte foi a nomeação de uma Diretoria Provisória para o CBH Piranhas-Açu, ato realizado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), instância máxima do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

A Diretoria Provisória tem como atribuições coordenar o processo de instalação do comitê, empossar os membros e a Diretoria Colegiada a ser eleita. Para cumprir seus objetivos, a Diretoria Provisória criou um grupo de apoio formado por representantes do Poder Público, usuários e sociedade civil, que visa prestar suporte operacional ao processo de instalação do CBH Piranhas-Açu.


A BACIA - O Piranhas-Açu é um rio intermitente que nasce na serra de Piancó (PB) e deságua no Oceano Atlântico próximo a Macau (RN). Com uma área de 42,9 mil quilômetros quadrados, a bacia engloba 45 municípios potiguares e 102 paraibanos, onde vivem 1,28 milhão de habitantes. A região tem como principal atividade econômica a agricultura de subsistência de feijão e de milho, além da pecuária extensiva.

Fonte: Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: