sábado, 17 de maio de 2008

Três quartos da riqueza existente no Brasil está concentrada nas mãos de apenas 10% da população. A informação consta do estudo "Justiça Tributária: Iniqüidade e Desafios", divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Há um abismo entre as classes sociais e o Brasil é mesmo o país dos paradoxos. De acordo com o estudo sobre a desigualdade, o país continua a amargar completa desigualdade.


Extremamente ricos e extremamente pobres.



Até que já diminuiu, porém, ainda está no patamar do período militar e em nível pior do que antes do golpe de 1964. É de destacar que o Brasil não está conseguindo incluir o seu povo no processo de globalização.



A parte mais frágil, mesmo majoritária, dança perigosamente na corda bamba, a mercê de seus opressores, para os quais a solução da miséria do planeta ainda segue a velha fórmula romana do “pão e circo”.



O sistema tributário brasileiro contribui para aprofundar tal desigualdade. No grupo dos 10% mais pobres, a tributação representa 32,8% da renda. Já nos 10% mais ricos, a tributação total é referente a 22,7% da renda.



Ou seja, quem é pobre no Brasil está condenado a pagar mais impostos e catar lixo !

Nenhum comentário: