sábado, 17 de maio de 2008

China estima ter 5 milhões de desabrigados por terremoto

Cerca de 4,8 milhões de pessoas ficaram desabrigadas e foram colocadas em abrigos temporários em decorrência do terremoto que atingiu o sudoeste da China na segunda-feira.
Soldado chinês oferece água a mulher ferida. Esperanças de encontrar mais sobreviventes estão acabando.


De acordo com a agência estatal de notícias, Xinhua, até o momento 22.069 mortes provocadas pelo tremor já foram confirmadas, quase 169 mil ficaram feridos e muitos permanecem desaparecidos.



Estima-se que até 50 mil pessoas possam ter morrido. Novos tremores secundários foram registrados próximo do epicentro do terremoto de 7,8 na escala Richter, que vai até 9. O mais recente tremor de terra causou deslizamentos que soterraram veículos e atrapalharam os trabalhos de resgate, informou a Xinhua.


Os prejuízos estimados no desastre já passam de US$ 20 bilhões.

Equipes estrangeiras ajudam no resgate. As primeiras equipes de resgate estrangeiras começaram nesta sexta-feira a trabalhar na região próxima ao epicentro.
Esta é a primeira vez que profissionais de fora da China são autorizados a ajudar em um cenário de catástrofe natural no país asiático.


Hoje conseguiram retirar três adultos e uma criança com vida dos escombros na vila de Beichuan. O resgate milagroso ocorreu mais de 100 horas depois do terremoto.
Segundo dados oficiais, o tremor fez desmoronar 6.898 escolas, causando a morte de dezenas de milhares de crianças.


Quase 26 mil pessoas continuam presas sob escombros de construções destruídas pelo tremor.


(Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário: