sábado, 17 de maio de 2008

Comportas do Castanhão no Ceará são fechadas


A Barragem do Castanhão localizada que recebe água bacia hidrográfica do Carirí, Fecharam as duas comportas que ainda estavam funcionando até esse final de semana.


Como as previsões da Funceme são no sentido de que as chuvas diminuiram na região do Cariri, e estima a Cogerh que o Castanhão estará represando 5 bilhões de m³ de água, o que obrigou o Dnocs, que administra o açude, a fechar suas comportas, mas a capacidade do Castanhão é de 6,5 bilhões de metros cúbicos, portanto andou longe de sangrar e talvez precise outro inverno desse tamanho para nós assistir um espetaculo da maior barragem do Nordeste lavar seu sangrador.


A abertura das comportas ocorreram por dois motivos: a água do açude Castanhão já estava começando a chegar a zona rural do município de Jaguaretama e os moradores do Vale estavam apreensivos com a possibilidade de enchentes caso a barragem sangrasse. A decisão tomada pela Cogerh era para tranquilizar populações ribeirinhas.


A água que foi liberada pelas duas comportas que estavão abertas foi aproveitada pelo Canal da Integração, que reúne várias bacias de outros açudes.

Nenhum comentário: