sexta-feira, 30 de maio de 2008

Crendice popular leva paciente a ficar cego no Seridó

A crendice popular está levando algumas pessoas acometidas de conjuntivite a perderem a visão na região Seridó do Rio Grande do Norte. Principalmente em algumas áreas rurais, determinados moradores usam urina dos seres humanos e de animais, romã, limão e leite materno, nos olhos.

O médico oftalmologista que atende na região Seridó, Salvador Santos, que além de sua clínica particular atende também na rede pública, confirmou o fato. "Nesses últimos dias eu tenho recebido casos extremamente graves em que a pessoa tinha um caso de conjuntivite e fez tratamento por conta própria de modo inadequado.

Recebi uma senhora de um município vizinho que estava fazendo tratamento da conjuntivite usando urina de gado, isso a gente sabe que existe muito aqui no sertão apesar da informação chegar com muita facilidade às pessoas", declarou.


Salvador Santos demonstrou preocupação com a atitude tomada por determinadas pessoas. "A crendice ainda existe. Então usam urina, usam limão, usam leite materno, usam romã. A orientação que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia dá, primeiro é que a pessoa tem que procurar um atendimento médico".

O profissional relatou que existe uma rede de atendimento nos bairros e nos hospitais que atende casos de urgência e é para esses locais que os pacientes devem ser levados."Um caso como esse que a pessoa estava com conjuntivite bacteriana, ela usou esse material inadequadamente (urina de animal) e ela já chegou com uma úlcera de córnea muito grande e com a cicatrização dessa úlcera ficou um leucoma na córnea e a pessoa deixou de ver por um olho".


Brincadeira perigosa


Salvador Santos também está preocupado com um tipo de brincadeira que vem sendo utilizado por crianças. Colocam cal num vasilhame de refrigerante e com a aproximação do período junino, utilizam esse tipo de brincadeira para explosão para ficar semelhante a fogos de artifícios.

"Eles usam cal em uma garrafa plástica, eles fazem como se fosse uma agitação e sacodem na parede para que seja feito um estampido. Só que eu já peguei neste mês de maio dois casos de pessoas que foram atingidas com a explosão dessas garrafas nas mãos.

Um menino perdeu por completo uma córnea e vai ser preciso um transplante de córnea. Então é uma brincadeira que deve ser evitada. Já pensou uma criança de oito anos de idade por causa de uma brincadeira de mau gosto ser preciso ficar numa fila esperando uma córnea para fazer um transplante e voltar a ver novamente".


Fonte:DN Seridó


Nenhum comentário: