sábado, 5 de abril de 2008

Tremor de terra no Ceará foi sentido em Riachuelo/RN

Técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmaram a magnitude de 3.9 na escala Richter (que vai até 9) de um tremor de terra ontem na Cidade de Sobral, no interior do Ceará.

Os municípios de Forquilha, Groaíras, Alcântaras e Meruoca, além da cidade de Riachuelo, no Rio Grande Norte, também sentiram o tremor que durou cerca de oito segundos.De acordo com informações do técnico da UFRN, Eduardo Alexandre Santos de Menezes, desde 28 de janeiro até ontem, foram registrados 737 eventos sismológicos em várias cidades da região.

O abalo aconteceu às 14h10, quando um forte estrondo seguido de um tremor pegou de surpresa todos os moradores de Sobral. A cidade vem sofrendo com este fenômeno natural desde janeiro, e deverá continuar devido uma falha geológica existente na região.“A atividade estava baixa, cerca de dois, três eventos por dia, mas estava sempre acontecendo.

Ontem, ocorreu esse mais forte e é provável que continue acontecendo porque, geralmente, um tremor forte é seguido de uma série, mas de intensidade menor. O terremoto foi registrado nas Estações Sismográficas de Riachuelo (RN), Solânia (PB), Caruaru (PE), Castanhão (CE), Cascavel (CE), Ocara (CE) e Sobral (CE)”, disse o técnico.Marcos Antônio da Costa, da Defesa Civil, informou que em Sobral, com o tremor de ontem, diversos prédios sofreram rachaduras, inclusive o local onde estão abrigadas as vítimas das chuvas.

No Arco do Triunfo, recentemente restaurado, caiu um pouco do reboco. Esta foi a primeira vez em Sobral, que o tremor foi sentido durante o dia.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: