quinta-feira, 17 de abril de 2008

Prefeitura entra em ação para combater a dengue

Apodi - A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Saúde do município, iniciou na ultima segunda-feira, 14, um grande mutirão na zona urbana do município com o objetivo de combater possíveis focos da dengue e sensibilizar a população sobre a importância da participação de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

Esta ação, que acontecerá em todos os bairros de Apodi, contará com as equipes de agentes de endemias como também a participação dos alunos do Curso de Enfermagem Catarina de Siena, Uern, grupo de escoteiros e uma equipe da Secretaria de Urbanismo, que colherá o lixo encontrado nas residências. O bairro IPE, localizado às margens da BR-304, saída para Mossoró, foi o primeiro a receber o "Mutirão Contra a Dengue em Apodi"."Esta ação preventiva é importante para que a população tenha consciência que a luta contra a dengue é uma responsabilidade de todos nós", disse a secretária de Saúde Dra. Ana Paula.

O mutirão busca sensibilizar as famílias de suas responsabilidades e ao mesmo tempo os agentes de endemias e voluntários estarão verificando e eliminando os possíveis focos dos mosquitos dentro dos imóveis e recolhendo os lixos nos quintais e nas ruas."Com essa ação esperamos continuar com o nosso baixíssimo índice de infestação no nosso município, que graças ao rigoroso trabalho da nossa equipe de endemias e o apoio do prefeito Dr. Pinheiro Apodi tem se mantido muito abaixo dos índices preconizados pelo Ministério da Saúde" enfatizou Dra. Ana Paula.

Um dos cuidados que pode ajudar no combate à dengue é evitar a água parada em latas, vasos de plantas, pneus e embalagens plásticas. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhada por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

O segundo bairro a ser visitado na terça-feira foi o bairro das Malvinas, ontem foi a vez dos bairros Cruz de Alma e Bico Torto. Hoje, dia 17, o Mutirão contra a Dengue vai estar realizando uma visita às casas no bairro Lagoa Seca. Nos próximos dias o mutirão estará nos bairros Bicentenário (Rodoviária), Independência, São Sebastião Bacurau I, Carnaubinha e a região.Segundo Damião Paiva, gerente de Endemias no município, a participação de todos neste momento é importante para o combate à dengue. "A sociedade tem que se conscientizar que a sua participação é de fundamental importância no combate à dengue e que, após o mutirão ele deve continuar atenta para que a sua casa não seja um criatório do mosquito e para que depois a sua família não venha sofrer com os sintomas da dengue", alerta.

A atual administração vem trabalhando ao longo desses anos com muita responsabilidade e tem obtido resultados positivos no combate à dengue no município, haja vista que os índices obtidos pela Prefeitura estão abaixo do que é preconizado pelo o Ministério da Saúde.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: