quarta-feira, 30 de abril de 2008

Prefeito de Apodi recebe prêmio do Sebrae por incentivo às micro e pequenas empresas

Foi entregue ontem, 29, em solenidade na sede do Sebrae/RN em Natal, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O Prêmio Prefeito Empreendedor foi criado com o propósito de destacar iniciativas das administrações municipais que apóiam e dão sustentabilidade ao surgimento de novas micros e pequenas empresas ou criam condições para ampliar a capacidade de sobrevivência daquelas já estabelecidas.
O prefeito de Apodi, José Pinheiro, recebeu das mãos de Dona Aida Cortes, viúva do ex-governador Cortes Pereira, a placa do Prêmio Prefeito Empreendedor. Logo após a premiação foi oferecido um almoço para as diversas autoridades presentes ao evento.
O vencedor da etapa estadual foi o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho. Ele concorreu com um trabalho sobre o artesanato daquele município, que oferece ocupação para 850 bordadeiras.
No Rio Grande do Norte também foram escolhidos os destaques temáticos do prêmio. A prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, destacou-se na área de Royalties e Compensações Financeiras e José Pinheiro Bezerra, na área de Compras Governamentais. O objetivo do prêmio, que tem abrangência nacional, é estimular as prefeituras e os prefeitos que realizam programas de desenvolvimento local, como arranjos produtivos, núcleos de artesanato, incentivo ao turismo, inovação tecnológica, agronegócio, educação empreendedora, capacitação empresarial e acesso ao crédito, e que promovem a cultura da cooperação. Os resultados das quatro edições anteriores comprovam o sucesso do prêmio.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que no Estado homenageia o Governador Cortez Pereira, destaca a valorização e estimula as ações e estratégias adotadas por prefeitos de todo o País na geração de emprego e renda e contribuindo para o crescimento econômico e social das localidades. Neste ano, os projetos inscritos no prêmio valorizaram ações ligadas à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, à exemplo de questões como compras governamentais e desoneração tributária no município.
O que é prefeito empreendedor
- São todos os prefeitos ou administradores regionais que apóiam, fortalecem e incentivam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais por meio de projetos e ações de cunho empreendedor, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento socioeconômico local. Todos os projetos que atingiram percentual de 50% ou mais da pontuação máxima estabelecida pelo regulamento do prêmio receberam o Selo de Prefeito Empreendedor.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte e do Sebrae/RN.
Participaram do prêmio, os prefeitos José Pinheiro Bezerra (Apodi), Ronaldo da Fonseca Soares (Assu), José Marcionilo de Barros Lins Neto (Currais Novos), Concessa Araújo Macedo (Ipueira), Salomão Gurgel Pinheiro (Janduís), Erivan de Souza Costa (Lagoa Nova), Pio X Fernandes (Luis Gomes), Francisco Iramar de Oliveira (Marcelino Vieira), Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes (Major Sales), Maria de Fátima Rosado Nogueira (Mossoró), Antônio Petronilo Dantas Filho (Parelhas), Rogério Bezerra Mariz (Serra Negra do Norte), Jorge Eduardo Carvalho Bezerra (Tangará), Maíra Sarmento da Silva (Tenente Ananias) e Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho (Timbaúba dos Batistas).
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: