domingo, 27 de abril de 2008

Pra que a vacina da Gripe.

Dr. Drauzio Varella," ô veinho bom"?

Os sintomas da gripe são comuns a muitas doenças. Dores musculares, coriza, tosse, congestão nasal, dor de garganta e febre constituem um cortejo de manifestações presentes em diversas infecções virais ou bacterianas.

Dessa semelhança vem a confusão existente entre gripe e resfriado. Basta o nariz escorrer, a garganta queimar à deglutição e os músculos ficarem cansados para acharmos que estamos gripados.

Diagnosticos das viroses:

Se a pessoa que se diz gripada agüentou trabalhar até o final do expediente, o diagnóstico mais provável é de resfriado. A gripe causa tanta astenia e cansaço muscular que não há cristão capaz de resistir em pé.

Imunidade transitória

Não conseguimos desenvolver imunidade duradoura contra a gripe porque a cada nova temporada o vírus que emerge é geneticamente diferente do anterior. Por essa razão, a preparação de uma vacina antigripal precisa ser reformulada anualmente, a partir das características dos vírus que estão circulando no mundo todo naquele momento.

Vacina com vírus atenuados

É a vacina mais empregada. É preparada semeando-se as partículas virais em ovos de galinha fecundados, posteriormente expostos ao formol para inativá-las e impedir a transmissão acidental da doença. Em adultos, saudáveis, a vacinação previne de 70% a 90% dos casos de gripe.

Faixas etárias mais vulneráveis

Um fator de grande importância na disseminação das epidemias de gripe na comunidade é a alta incidência da doença em crianças. Adultos jovens apresentam quadros gripais com o dobro da freqüência das pessoas acima de sessenta anos, mas nestes as complicações são mais comuns.

Está provado que nos mais velhos a vacina contra a gripe reduz significativamente o número de complicações pulmonares, hospitalizações e mortes. O custo-benefício da vacinação anual das populações com mais de sessenta anos tem sido demonstrado em diversos estudos epidemiológicos.

A vacina deve ser administrada antes do início do inverno, estação em que costuma ocorrer aumento do número de casos. Em países mais quentes como o nosso, no entanto, não são raros surtos de epidemia em outras épocas do ano. Adequação da dosagem - As doses empregadas dependem da idade do paciente. Geralmente empregam-se doses únicas, mas duas doses administradas com um mês de intervalo entre uma e outra, podem estar indicadas em crianças pequenas que ainda não foram expostas ao vírus.

Nas grandes epidemias, entretanto, dose dupla pode estar indicada para toda a população. Como a duração da proteção integral é relativamente curta, o ideal é que a vacinação seja feita o mais próximo possível do surgimento dos primeiros casos da temporada.

Efeito colateral

O único efeito colateral relevante atribuído à administração da vacina é a ocorrência de reação inflamatória de fraca intensidade no local da aplicação. A febre que às vezes surgia com as vacinas antigas pode ser atribuída à presença de impurezas, que não são mais encontradas nas preparações atuais.

Vacinas com vírus vivo atenuado
Preparações desse tipo têm sido usadas na forma de spray nasal na Rússia e países vizinhos, com a finalidade específica de prevenir a doença em crianças.

Estudos conduzidos nos Estados Unidos com esse tipo de vacina demonstraram a alta eficácia dessas preparações com vírus vivos na prevenção de quadros gripais em crianças e de sua complicação mais freqüente: as otites.

Benefícios da vacinação

Embora nem sempre seja fácil demonstrar os benefícios econômicos da vacina quando administrada para grande número de indivíduos numa comunidade, a vacinação contra a gripe sempre traz benefícios individuais para a saúde.

Vale à pena tomar a vacina assim que começarem a surgir os primeiros casos de gripe na vizinhança.

Fonte: Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário: