quarta-feira, 23 de abril de 2008

Relatório das perdas pelas enchentes de Apodi

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi (STR), associações comunitárias e lideranças locais se reuniram na tarde de ontem com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos (SERHID), vice-governador Iberê Ferreira de Souza, para apresentar o relatório das perdas causadas pelas enchentes do início deste mês.


O encontro ocorreu em Natal durante a tarde. Segundo o coordenador de jovens do STR, Gerlândson Moreira, o vice-governador foi bastante receptivo e garantiu buscar alternativas para atender as vítimas. “A discussão envolveu mais Edilson do Sindicato e os representantes das comunidades”, informou.
A equipe constatou um estado de destruição e desolação de pelo menos 1.200 famílias, que responderam ao questionário elaborado para quantificar o montante de prejuízos. “Essas famílias perderam toda a sua produção agrícola, bem como as condições necessárias para continuar na terra”, alertou Francisco Edílson Neto, presidente do STR.

Diante desse quadro, a equipe levou até Iberê a pauta reivindicatória deliberada em assembléia geral extraordinária no dia 5 desse mês, com presença de grande parte das associações prejudicadas. A reunião abriu espaço para os depoimentos de alguns presidentes e moradores das comunidades afetadas pelas águas.

Segundo informaram, em vários lugares os trabalhadores já estavam com a safra para colher e com a chegada das chuvas perderam tudo. “Além da safra, os agricultores perderam também motor, canos de irrigação, cerca de arames, criação de caprinos, porcos e muitos outros objetos”, disse Edílson.


A expectativa do grupo é fazer com que os agricultores tenham dispensa de dívidas rurais, criação de fundo de crédito especial, inclusão das comunidades atingidas no Programa de Subsídio Habitacional, crédito alimentação. “Compreendemos que esta pauta reivindicatória sendo atendida, em muito contribuirá para a reorganização e economia das famílias agricultoras desse município”, finalizou Edílson Neto.
Fonte: Josenias Freitas.

Nenhum comentário: