quarta-feira, 23 de abril de 2008

Governo pede pressa no reconhecimento de emergência no RN

O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, representou a governadora Wilma de Faria na reunião com o secretário nacional da Defesa Civil, Roberto Guimarães.
O objetivo do encontro, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (23), em Brasília, foi agilizar os processos de reconhecimento federal do estado de emergência das cidades do Rio Grande do Norte atingidas pelas chuvas.
Durante a audiência, Iberê Ferreira pediu pressa na homologação federal que reconhece que os municípios prejudicados pelas fortes chuvas estão em estado de emergência. “Só com esse reconhecimento, poderão ser liberadas as verbas federais para solucionar os prejuízos causados pelas chuvas em nosso estado”, explicou. Segundo Roberto Guimarães, a Secretaria Nacional da Defesa Civil dará atenção especial ao Rio Grande do Norte e buscará agilizar todos os processos num curto espaço de tempo, tendo em vista as perdas econômicas que o estado teve com as enchentes.
A governadora Wilma de Faria pediu R$ 98 milhões, em caráter emergencial, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os recursos federais serão aplicados na reconstrução de 470 quilômetros de estradas e de pontes danificadas pelos temporais, para apoiar os agricultores que tiveram as áreas de cultivo inundadas, construir e recuperar casas atingidas e prestar atendimento às famílias desabrigadas em mais de 65 municípios onde o Estado já decretou situação de emergência.
CHUVAS
- No Rio Grande do Norte, os prejuízos foram relevantes: 36 mil famílias foram vítimas das enchentes e as perdas econômicas atingiram setores produtivos, como a carcinicultura, fruticultura e o setor salineiro. Para a população atingida, o Governo do Estado já distribuiu cerca de 8.000 cestas básicas.
fonte: DNOnline

Nenhum comentário: