sábado, 5 de abril de 2008

DER recupera 15 estradas.

O Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) está trabalhando na recuperação de 15 estradas que foram danificadas pelas intensas chuvas no estado. O anúncio foi feito pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que foi determinado pela governadora Wilma de Faria para tomar medidas emergenciais nas regiões atingidas pelas cheias. Equipes estão de plantão no DER para identificar os problemas nas estradas e solucioná-los.
Além do problema na RN-404, na região do Apodi, o trecho da RN-177, que liga Portalegre a Francisco Dantas, foi interditado e será liberado em até quatro dias. Nas RNs 076 e 177, que ligam Riacho da Cruz a Itaú, houve o rompimento da cabeceira da ponte e a equipe de técnicos se deslocou para o local na quinta-feira para avaliar a situação.
Na região seridoense, o trecho da RN-041 que liga Currais Novos a Lagoa Nova teve um desmoronamento e, de acordo com o Gabinete de Crise de Chuvas, o serviço será concluído em dois dias. Já na RN-203, na estrada entre Santana do Matos e Barão de Serra Branca, uma passagem molhada foi destruída pelo rio Juazeiro e o local foi interditado. Outra passagem molhada na RN-041, que liga Santana do Matos a Currais Novos, também foi atingida pelo rio Alecrim, mas foi construído um acesso provisório. O Governo do Estado comunicou que em dois dias o acesso definitivo será reconstruído. Ainda na região Seridó, a RN-041, no trecho próximo à BR-304, rompeu em dois pontos. A promessa do governo estadual é que a recuperação será feita em até dois dias. A empresa contratada para o trabalho é a Compasfal.
Nas regiões do Trairi e Agreste, muitas estradas foram danificadas pela força das águas. As RNs 023 e 091, que ligam Santa Cruz a Coronel Ezequiel e a São Bento do Trairi, respectivamente, já foram liberadas e equipes da construtora EIT ainda trabalham para a execução definitiva da obra. Na RN-092, no trecho que liga Santa Cruz a Japi, houve rompimento na cabeceira da ponte sobre o rio Japi, mas o acesso já foi liberado e a conclusão definitiva será feita em três dias. Na RN-023, entre Santa Cruz e Lajes Pintadas, um aterro foi destruído e já está sendo providenciada a recomposição.
No trecho da RN-120 que liga Santo Antônio a Nova Cruz, um bueiro foi danificado e terá de ser reconstruído. Houve também erosão na cabeceira da Ponte Fontes, situada na RN-002, que liga Monte Alegre a Lagoa Salgada. Segundo o Governo do Estado, o conserto já foi providenciado. Na RN-023, que liga São Tomé a Lajes Pintadas e Caiçara do Rio dos Ventos, o DER interditou o trecho danificado pela erosão e só será possível o conserto após a estiagem. O mesmo problema aconteceu na RN-203, que liga São Tomé a Cerro Corá.
Fonte: Sergio Vilar do Diario de Natal.

Nenhum comentário: