quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cientistas querem vender coqueiro raro por US$ 1 milhão


Cientistas da Costa do Marfim estão tentando vender um coqueiro com três galhos por US$ 1 milhão, mas ainda não encontraram um comprador.
A maior parte dos coqueiros tem apenas um tronco. "É uma curiosidade botânica rara", diz o pesquisador Roland Bourdeix, que trabalha para a estação de pesquisa de coqueiros Marc Delorne.

"Nós temos 150 mil coqueiros na nossa plantação, e apenas este tem três galhos", acrescenta Bourdeix.
Segundo os pesquisadores, a formação de mais galhos é normalmente resultado de um ataque por insetos, mas, nesse caso, não há sinal de danos, o que significa que a formação dos galhos pode ser genética.
A palmeira foi importada da Malásia há cerca de 40 anos.
"Nós vamos multiplicar o coqueiro cerca de 150 vezes para ver se conseguimos reproduzir palmeiras semelhantes", afirmou Bourdeix.
O experimento pode levar até 20 anos.
Mudança
Bourdeix afirma que não seria um problema deslocar a palmeira para a casa de um eventual comprador.
"No ano passado, eu estava na Polinésia Francesa e vi algumas pessoas levando coqueiros bem altos para suas ilhas particulares, então eu acho que é possível", afirmou o pesquisador.
"Não é fácil, mas é possível."
A árvore está à venda para levantar fundos para o centro de pesquisa.
A estação de pesquisa Marc Delorne, fundada em 1949, é um dos mais importantes centros do tipo no mundo, mas enfrentou dificuldades durante a guerra civil no país.
"Precisamos de dinheiro", diz o pesquisador Jean-Louis Konan. "Nós realizamos muitas atividades de pesquisa e fornecemos plantas para agricultores para desenvolver a plantação de coqueiros ao redor do mundo."
O coqueiro de três galhos produz mais de 150 cocos grandes ao ano, comparados com cerca de 30 a 80 pelas palmeiras comuns.
Fonte: BBCBrasil.com

Nenhum comentário: