sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vice-governador discute com ministro solução para agricultores prejudicados pelas chuvas


Foto: Ubirajara Machado
Os prejuízos provocados aos agricultores familiares com as recentes cheias no Nordeste do País foram os focos da reunião ocorrida, nesta quinta-feira (24), entre o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza. A audiência ocorreu pela manhã no gabinete do ministro, em Brasília, e contou com a presença do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniram Peraci, o diretor-geral da Emater, Luiz Cláudio Macedo e o diretor-geral da Emparn, Henrique Santana.




Sua preocupação com o custeio da pecuária, especialmente a leiteira, nos locais mais atingidos. Devido à enchente, há perdas também na infra-estrutura das pequenas propriedades rurais voltadas à agricultura, conforme ele relatou em documentos entregues ao Ministério. "No Sertão do Apodi, um dos Territórios da Cidadania do Governo Federal, as famílias perderam rebanhos inteiros, de bovinos, de caprinos.




A cheia foi muito rápida", contou Iberê, que coordena o Gabinete de Crise instalado pelo Governo do Estado para administrar a situação.




Tanto para a região do Apodi quanto, Mato Grande e Açu/Mossoró, foi discutido o apoio do MDA para a instalação de patrulhas mecanizadas para atenderem serviços de recuperação de estradas vicinais.




Essa seria uma alternativa, segundo o vice-governador, para contornar os estragos nas estradas que conduzem aos pequenos municípios e às propriedades rurais dessas regiões. Iberê Ferreira ainda discutiu a possibilidade de refinanciamento ou anistia do crédito rural do Pronaf para que esses agricultores retomem a atividade e solicitou um custeio emergencial para alimentação dos bovinos, caprinos e ovinos existentes na região.




O ministro Guilherme Cassel destacou especialmente o trabalho da assistência técnica e extensão rural para a recuperação produtiva nos locais atingidos pela enchente. "O Rio Grande do Norte foi um dos primeiros Estados a responder à provocação que fizemos, de reestruturar a assistência técnica. Isto, agora, é extremamente importante", afirmou.




A equipe técnica do MDA analisa ainda a solicitação de auxílio aos agricultores familiares não cobertos pelo seguro agrícola. Isto porque grande parte das perdas no Rio Grande do Norte não diz respeito a áreas de plantio dos beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), mas a sua atividade pecuária.




No final da tarde desta quinta-feira (24), o vice-governador se reúne ainda com o secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, onde solicitará recursos federais para a reconstrução de infra-estrutura e ainda no auxilio às atividades produtivas do Rio Grande do Norte prejudicadas com as enchentes.


Fonte; Retirado da Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: