domingo, 13 de abril de 2008

É uma Virose ou Dengue em Apodi.

Somos conscientes de que a nossa cidade estava com controle rigoroso no combate a dengue, principalmente pelo brilhante trabalhos dos Agentes de Saúde.
Se você está com os sintomas que vamos relacionar logo abaixo, procure um medico rápido.

O quadro clínico da dengue

*A grande maioria das infecções pelo vírus da dengue passa despercebida. Calcula-se que existam de oito a dez pessoas infectadas para cada uma que desenvolve a doença. Quando ela se manifesta, costuma respeitar três formas de apresentação clínica: dengue clássica, doença febril de intensidade leve a moderada; dengue hemorrágica, forma bem mais grave do que a anterior; e a síndrome do choque da dengue, forma raríssima, mas que pode ser fatal se não for tratada a tempo.
*Crianças e adultos estão sujeitos à dengue, mas nas crianças a evolução costuma ser mais benigna. O período de incubação (da picada ao aparecimento dos sintomas) geralmente dura de dois a sete dias, mas pode chegar a duas semanas.
*Os sintomas da dengue clássica surgem de forma abrupta: febre intermitente de intensidade variável (que pode chegar à casa dos 39 graus e provocar calafrios), dor forte de cabeça (concentrada principalmente na região atrás dos olhos), dores nas costas (especialmente na região lombar), nos músculos das pernas e nas articulações.
*No primeiro dia são queixas de dor à movimentação dos olhos são freqüentes, bem como corrimento nasal e faringite, insônia, perda do apetite, desconforto abdominal, náuseas, perversão do paladar, cansaço e astenia profunda. O desânimo pode ser de tal ordem que o doente cai de cama e a vida perde a graça.
*No segundo dia de doença, pode surgir vermelhidão (exantema) na face e no tronco, que se espalha pelo resto do corpo, poupando as palmas das mãos e as plantas dos pés. Esse vermelho da pele fica entremeado por áreas claras de 2mm a 5 mm,
*A doença é bifásica. Depois de dois ou três dias, a febre cai, as dores diminuem e o cansaço melhora; parece que o pesadelo acabou. Mas a alegria dura pouco: a febre e o cortejo de sintomas retornam, geralmente menos intensos do que na primeira fase.
*Do terceiro ao quinto dia dessa fase, o vermelhão está mais visível e são comuns as queixas de queimação nas palmas das mãos e plantas dos pés. Surgem ínguas no pescoço, nas fossas supraclaviculares e nas regiões inguinais (virilhas).
*Mais três ou quatro dias, a pele descama e os sintomas entram em remissão.
*A separação entre as duas fases nem sempre é nítida e, como a sintomatologia varia de intensidade, muitos classificam como fraca ou forte a dengue que tiveram. Tipicamente, as duas fases reunidas terminam de cinco a sete dias depois da instalação. Abruptamente, como começou, a doença vai embora. Não são poucos, no entanto, os que referem um rastro de fadiga e indisposição persistente por semanas.
*Não existem medicamentos antivirais
*Para combater a dengue; o tratamento é sintomático. As pessoas doentes devem fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por muitos sintomas desagradáveis.
*Quando a temperatura chega perto dos 38 graus, tomar antitérmicos que não contenham o ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin, Melhoral, Doril, etc.), porque essa substância interfere nos mecanismos de coagulação e pode agravar o sangramento no caso da forma hemorrágica.
*Medicamentos à base de dipirona constituem boa opção para abaixar a temperatura.
* A grande maioria das pessoas picadas permanece assintomática. Nas crianças, os sintomas costumam ser mais discretos, e, embora muito desagradável, o curso da doença é autolimitado na quase totalidade dos casos.
Obs: Informações do Dr. Drauzio Varella.

Nenhum comentário: