sexta-feira, 18 de abril de 2008

Crianças que dormem pouco são propensas à obesidade

WASHINGTON - As crianças que dormem menos de 12 horas e assistem por muito tempo à TV têm tendência a ter um peso excessivo antes de entrar na escola, segundo um estudo de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Harvard. A conclusão do estudo, publicado hoje pela revista 'Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine', é baseada em relatórios das mães sobre os hábitos de seus filhos, assim como em medições diretas de seu peso e estatura.

Os cientistas assinalam que esta é uma nova prova para uma vinculação entre o sono e a obesidade, que pode afetar inclusive as crianças muito novas. Acrescentam que o efeito do menor tempo de sono se vê reforçado pela televisão, e agregam que o estudo determinou que as crianças que dormiam menos e assistiam à TV por mais tempo tinham maior probabilidade de ser obesas.
Os cientistas estudaram os casos de 915 crianças, das quais 586 dormiam uma média de 12 horas ou mais por dia, e 329 dormiam menos de 12 horas. Entre os que dormiam mais de 12 horas a incidência de obesidade era de 7% ao completar os três anos, mas entre os que dormiam menos era de 12% ao chegar à mesma idade. Ao considerar o fator de duas ou mais horas de televisão por dia, a porcentagem de obesos subiu para 17%.

Nenhum comentário: