quinta-feira, 3 de abril de 2008

Santa Cruz do Apodi transborda

Apodi - A Barragem Ministro Aluízio Alves, mais conhecida como Barragem de Santa Cruz, transbordou na manhã de ontem, 2, para alegria dos apodienses. Integrante da bacia Apodi-Mossoró, representa o segundo maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte e o principal dos mais de 50 municípios do Médio e Alto Oeste potiguar, com capacidade de 600 milhões de metros cúbicos. Foi o 12º açude da bacia a transbordar este ano no Estado.
Localizada no Médio Oeste, a Barragem de Santa Cruz foi construída, segundo a população apodiense, depois de mais de 100 anos de espera. Através de uma parceria dos Governos Estadual e Federal, foi inaugurada em 11 de março de 2002. A barragem é um dos pontos turístico da região e também uma das mais importantes fontes de abastecimento do RN, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A última vez que o reservatório transbordou foi em 2004 e quando esse espetáculo da natureza ocorre o município recebe visitantes de diversas localidades.O açude será base para a transposição das águas do rio São Francisco no Estado.
ABASTECIMENTO - As cidades beneficiadas pelo açude Santa Cruz do Apodi são: Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas, Gov. Dix-sept Rosado, Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D'Água do Borges, Paraná, Pilões, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Viçosa, mais 2 distritos: Caiçara e Mata de São Braz.Devido às fortes chuvas que caem no Rio Grande do Norte, muitos estragos vêm sendo registrados em vários municípios, alguns ilhados, outros com suas vias de acesso comprometidas. Com a sangria da Barragem de Santa Cruz, várias comunidades rurais adjacentes da bacia do Rio Apodi/Mossoró em municípios como Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado estão prejudicadas. Além da Barragem de Santa Cruz, Passagem das Traíras, localizada no município de São José do Seridó, também sangrou ontem, 2. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), já são 30 açudes nesta situação até agora. E a previsão é de mais chuvas para os próximos dias em praticamente todo o Estado.
Municípios do RN decretam estado de calamidade
Dezoito municípios do Rio Grande do Norte já decretaram situação de emergência e estado de calamidade por causa das chuvas: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutu, Patu, Apodi, Messias Targino, Governador Dix-sept Rosado, Francisco Dantas e Areia Branca.O relatório preliminar da Coordenadoria da Defesa Civil do Governo do Estado aponta que os principais danos causados pelas enxurradas foram às residências, calçamento de ruas, pavimentação, bueiros, estradas vicinais e açudes. Os prejuízos, segundo o governo, estão estimados em R$ 9,6 milhões.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: