terça-feira, 6 de maio de 2008

Entenda a crise mundial dos alimentos


Os alimentos estão mais caros no mundo todo mas não tá faltando, mas vamos ver as causas para a escassez de comida.
Para explicar a crise atual, a falta de alimentos ameaça com os fatores que influenciam a alta dos preços dos alimentos, que são cinco:


Aumento da demanda, alta do petróleo, especulação e condições climáticas desfavoráveis. Há controvérsias sobre a dimensão da responsabilidade dos biocombustíveis, cujas matérias-primas (cana, milho e outras) disputam espaço com culturas destinadas à produção de comida. Saiba mais sobre cada um desses fatores:

01- Aumento da Demanda

A população mundial está comendo mais. Com mais gente comprando, vale a lei da oferta e da procura: os produtos se valorizam no mercado e ficam mais caros.

02- Alta do petróleo
O petróleo vendido tem relação direta com a escalada do valor dos alimentos, já que a agricultura demanda grandes quantidades do óleo.

03- Especulação
Com a queda do dólar, investidores que ganhavam dinheiro investindo na moeda norte-americana aplicam em produtos agrícolas . Muitos fundos têm usado as bolsas de mercadorias para especular com a antecipação da compra de safras futuras em busca de melhor rentabilidade,


04 - Condições climáticas
O clima reduz a quantidade de alimentos produzida no mundo. As condições climáticas desfavoráveis devastaram culturas e reduziram as colheitas em muitos países.

05 - Biocombustíveis?
Os biocombustíveis são apenas uma promessa oara o futuro. O milho é uma cultura alimentar , que começou a haver um desvio da produção para a produção do etanol. Com a redução da oferta de milho subiu o preço dos derivados da ração dos animais e, conseqüentemente, das carnes.

Nenhum comentário: