Os especialistas, da Universidade Karolinska, dizem que a quantidade de células de gordura – adipócitos – é definida durante a adolescência e permanece invariável pelo resto da vida, mesmo que a pessoa venha a desenvolver obesidade no futuro.
Os pesquisadores fizeram uma experiência com centenas de crianças, adolescentes e adultos e descobriram que as células de gordura se multiplicavam durante a infância, mas que uma vez atingida a idade adulta, o número continuava o mesmo.
Durante os testes, eles retiraram amostras de gordura de alguns pacientes que se preparavam para se submeter à cirurgia de redução do estômago, um dos últimos recursos utilizados pela medicina moderna na luta contra a obesidade.
Depois que os pacientes emagreceram, os cientistas retiraram uma nova amostra de gordura para averigüar se a quantidade de adipócitos havia reduzido.
Eles perceberam, então, que as células de gordura não haviam diminuído em quantidade, mas no tamanho.
Eles perceberam, então, que as células de gordura não haviam diminuído em quantidade, mas no tamanho.
Na avaliação do coordenador da pesquisa, Kirsty Spalding, o estudo representa uma má notícia para quem vive fazendo dietas.
“Isso explica por que é tão difícil perder peso e manter os quilos a menos, porque as células de gordura não estão indo a lugar nenhum. Elas ficam ali, pedindo mais comida”, explicou ele.
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature.
Fonte: BBC Brasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário