sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Usina Termoaçu vai produzir mais da metade da energia consumida pelo RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a governadora Wilma de Faria inauguraram hoje a tarde(19), através de videoconferência em solenidade ocorrida na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), em Mossoró, a usina termelétrica Termoaçu.

Com a inauguração, o Rio Grande do Norte deu o passo decisivo para se tornar auto-suficiente na geração de energia elétrica. A usina tem capacidade de produzir 320 megawatts de energia elétrica, mais da metade da necessidade de consumo do Estado, que é de 600 megawatts.

Ao se somar com as novas usinas eólicas que estão sendo implantadas no litoral potiguar, o Estado passará a exportar o excedente de energia e se libertará da condição de importador.

Ao encontrar a obra da Termoaçu paralisada, no início da sua primeira gestão, a governadora Wilma de Faria intercedeu junto ao governo federal para que o empreendimento tivesse continuidade.

Agora a obra se concretiza, representando um investimento de R$ 735 milhões da Petrobras e do grupo Iberdrola.

A eletricidade gerada atenderá aos clientes da Cosern e da Companhia Elétrica da Bahia (Coelba), além da própria Petrobras, já que o vapor será utilizado para a injeção contínua em poços de extração de petróleo, possibilitando o aumento na produção de petróleo em 12.000 barris por dia.

Nenhum comentário: