domingo, 28 de setembro de 2008

Cadê os debates?

É inadimissível que se realize eleições para Prefeito de uma cidade sem a existência de um único debate entre os candidatos que disputam esse tão importante cargo.Um dos parâmetros para uma boa escolha deveria ser o debate entre os candidatos.

Nas eleições deste ano em Apodi temos dois candidatos: o professor Flaviano Monteiro e a atual vice-prefeita Gorete Pinto. Um debate seria interessante para que pudéssemos avaliar as propostas dos dois pretendentes.


Tudo bem que em seus programas eleitorais os prefeitáveis têm divulgado algumas idéias de trabalho, bem interessantes por sinal.


Mas só com um debate teríamos condições de saber como os candidatos planejam realizar as ações a que se propõem, onde pretendem buscar recursos, de que forma seria possível tornar tais propostas uma realidade, pois é muito fácil colocar no papel ou dizer que se vai fazer isto e aquilo, mas fazer, sabe-se muito bem, não é tão simples assim.


Precisamos mais do que de promessas, precisamos de ações e, só através de um debate sério, poderemos compreender melhor o plano de governo de cada candidato.


Também no debate, poderíamos ter uma idéia do conhecimento de cada candidato acerca da situação da cidade, conhecimento dos problemas e quais seus projetos para as várias áreas, como educação, saúde, saneamento, geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico, dentre outros.


A cobertura da mídia local tem quase que se restringido à publicação das agendas e fotos dos candidatos fazendo comícios e cumprimentando eleitores.


Cadê as propostas? O que vão fazer com o dinheiro dos royalties? Que compromissos assumem com a transparência na gestão destes recursos? Como tirar a saúde da UTI? De que forma melhorar nossa reprovada educação?Enfim, aguarda-se um debate, porém não de provocações, mas de idéias e propostas.


Fonte: Diário de Uma Professorinha.


Nota do Blog: Antigamente quem organizava "os debates" era o Forum das Entidades, presidida por Flaviano mas com sua saída o Forum está esquecido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um debate é uma forma democrática de um político mostrar seus projetos e planos de governo sem ter planejado previamente (ou seja, sua própria visão e não de seus assessores) e dessa forma o povo poderá nota quem realmente está capacitado a administrar a nossa querida cidade com um plano de governo coerente e de acordo com a nossa realidade, assim como também com total conhecimento dos problemas de nossa cidade, apresentando soluções dos problemas e onde estão os recursos para alcançar os objetivos necessários para o desenvolvimento de nossa cidade. Transparência, conhecimento e acima de tudo força de vontade, em um político, isso é essencial.