terça-feira, 23 de setembro de 2008

Festa de um ano termina com tiros e prisões em Caicó

“Nunca vou esquecer primeiro aniversário do meu filho”. Com essas palavras o analista de sistema Françuá Dantas de Oliveira, de 33 anos, reagiu com indignação à confusão armada pelo aposentado José Agripino de Azevedo, de 73 anos, preso na noite de domingo por policiais militares em Caicó.

Françuá fazia a festa de aniversário de um ano do seu filho e resolveu interditar o trânsito no trecho em que a festa se realizava, já que a festa era em frente a sua residência. José Agripino, visivelmente embriagado, retornava de uma bebedeira para sua residência, na Rua Kennedy, número 90, no mesmo bairro, e queria passar pelo local.

Impedido por populares, entre eles o pai do aniversariante, José Agripino ameaçou passar com o carro por cima dos convidados. “Ele passou uns 10 minutos buzinando e quando me dirigi a ele, já saiu do carro com uma arma na cintura e dizendo que não poderíamos fechar a rua e que iria passar de qualquer jeito”, disse Françuá, enquanto prestava queixa na delegacia de polícia.

Françuá disse que resolveu interditar a rua porque cerca de trinta crianças participavam da festinha de seu filho, mas José Agripino não só não entendeu suas alegações como ameaçou passar com o carro por cima dos convidados.

José Agripino ligou seu veículo Fiat Pálio ano 2000, de cor verde, placas JFS 9375 e tentou passar por cima de várias pessoas, inclusive ameaçando atropelar crianças e mulheres que estavam no local. Ao passar por cima de um canteiro, furou o pneu do carro e atirou três vezes contra as pessoas, inclusive na direção de crianças, e fugiu do local. Por sorte ninguém foi atingido pelos tiros.

O aposentado foi preso por uma equipe de policiais quando tentava fugir para um sítio de sua propriedade. Na delegacia ele confirmou que estava bebendo, mas apenas agiu em legítima defesa. Disse que tentava chegar à sua residência, mas foi impedido por populares. Quando tentou sair do local, alguém que ele não sabe informar disparou contra seu veículo. O aposentado não tem porte de armas e disse que a levava no carro para se proteger da violência em Caicó.

O acusado se submeteu a exame no Instituto Técnico - Cientifico de Polícia, onde ficou constatado que ingeriu bebida alcoólica. José Agripino ainda pode responder pelos crimes de tentativa de homicídio, direção perigosa e porte ilegal de armas.

DN Seridó

Nenhum comentário: