terça-feira, 13 de maio de 2008

Morre o primeiro prefeito eleito pelo voto direto em Itaú

Morre aos 89 anos de idade o prefeito constitucional deste município, Francisco Holanda Cavalcante. Ele era casado com a professora Maria do Carmo Holanda, 78, de cuja união tiveram três filhas e um filho (in memoriam). Padecia de Mal de Alzaime, e há cinco anos estava se tratando contra a doença.

O seu sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, no cemitério São João Batista, em Apodi. Francisco Holanda recebeu várias homenagens da família, da Academia Apodiense de Letras, da Câmara de Vereadores, do povo de Itaú e sociedade em geral. O prefeito Edson Melo decretou luto oficial por três dias. Em cima do caixão de Francisco Holanda estavam as bandeiras de Apodi e Itaú.

Em 3 de outubro de 1954, Francisco Holanda Cavalcante, ou "Neném Holanda", como era conhecido, tornou-se o prefeito constitucional de Itaú, pelo voto direto e tinha Rui Bessa Nunes como seu companheiro de chapa pelas cores do Partido Social Democrata (PSD). No dia 31 de janeiro de 1955, assumiram o poder e durante o mandato - 1955 a 1959- os dois agiram harmoniosamente, realizando obras de enorme relevância para a população itauense. Dentre elas estão: o prédio sede da Prefeitura Municipal, a Praça Marcolino Bessa, calçadão em volta do Mercado Municipal, calçamento interno do mercado público, desapropriação de uma área de 42ha de terreno onde hoje está localizada a Prefeitura Municipal; construção Hospital Maternidade Marcolino Bessa, além da instalação do Banco do Brasil, pavimentação das ruas Cleofas Nunes, 13 de Maio, Carlos Maia e áreas adjacentes até atingir a BR-405.

Da gestão unida de 'Neném Holanda' e Rui Bessa, consta a construção de um cemitério no povoado de Bom Lugar - atualmente o município de Severiano Melo, implantaram o primeiro atendimento médico semanal aos mais carentes, ampliaram a Barragem do Açude Velho e ainda a construção do Açougue Público e da Escola Municipal Elias Nobre, no sítio Favela.

Antes, porém, de tornar-se prefeito constitucional deste município, "Neném Holanda" governou Apodi entre os anos de 1948 a 1952. Como prefeito ele valorizou a educação presenteando o melhor aluno da rede pública com uma bolsa de estudos em Natal paga pela Prefeitura. A 1ª aluna a ser contemplada foi Maria Coeli Magno e cada ano um aluno era beneficiado, o que para aquela época era um enorme feito.

Também tinha uma profunda atenção à cultura e mantinha em sua casa uma rica biblioteca que servia como base para pesquisas de alunos da cidade. Foi presidente do Mobral, era técnico em farmácia e uma espécie de médico, atendia diariamente em sua farmácia. Tinha amor a sua profissão.

Foram mais de 50 anos prestando serviços como médico, quando naquele tempo não existiam profissionais da área em cidades do interior. Era generoso, gostava de ajudar o próximo, era um autodidata.

Das três filhas de 'Neném Holanda', Marize Holanda - ginecologista e obstetra, atua em Mossoró; Dra. Maria Aparecida Maia Holanda - médica cardiologista, atende em Campina-SP; e a Dra. Yolanda Maia - médica pediatra e neonatologista, atende em Natal "Neném Holanda" era genro do empresário Pedro Terceiro de Melo, presidente dos ceramistas do RN

Fonte: Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: