sábado, 3 de maio de 2008

Prefeito de Caraubas Anuncia saída da vida pública hoje

O prefeito Eugênio Alves (PR) promete anunciar hoje, de forma oficial, a sua desistência da política. Ele fará pronunciamento em cadeia de emissora de rádio, quando justificará à população os motivos pelos quais tomou a decisão.

O anúncio foi antecipado ontem, em entrevista concedida ao jornalista Fabiano Souza, publicada no Correio da Tarde. Eugênio disse, segundo a reportagem, que está decepcionado com a política, devido a forma como o processo da sucessão municipal está sendo conduzido.

"Depois de três mandatos como vereador e um como prefeito, eu confesso que me sinto decepcionado com a política”, disse.

A decepção a que o prefeito se refere, diz respeito ao grupo liderado pelo empresário Ademus Ferreira, que foi importante na sua vitória em 2004, mas que rompeu recentemente para lançar a candidatura do empresário Ademar Ferreira, irmão de Ademus.

Outros seguiram o mesmo caminho, como o ex-prefeito Júnior Gurgel (PR), o ex-deputado estadual Raimundo Hélio (PSB), além de quatro dos sete vereadores que formavam a sua bancada na Câmara.

Investigação

A oposição não acredita que Eugênio Alves esteja definitivamente, como diz ele, saindo da vida pública. Alguns setores desconfiam de manobra para evitar situações desconfortáveis diante de possíveis deslizes na administração municipal.

Há dois meses que os seis vereadores da bancada oposicionista imprimem um ritmo de forte de cobrança de transparência na aplicação de recursos públicos. O legislativo aprovou o pedido de prestação de contas das festas populares bancadas com o dinheiro do povo, e até agora, decorridos todos os prazos, o prefeito ainda não apresentou as contas.

Há quem veja no anúncio de desistência do prefeito, uma forma de “amansar” a oposição e fazer com que os vereadores desistam de conhecer os valores das despesas com festas.

Quando assumiu a Prefeitura de Caraúbas em janeiro de 2005, Eugênio Alves, que é empresário de banda forrozeira, passou a promover seguidas festas populares. Os festejos de São Sebastião, por exemplo, passaram a ter shows em praça pública com bandas pagas pelo erário municipal.

Depois, o prefeito criou o “São João de Mundo”, também com atrações bancadas pela Prefeitura. O alto custo dessas festas chamou a atenção dos vereadores, que, para não fazer pré-julgamento, decidiram pedir a prestação de contas.

O curioso é que Eugênio Alves não tem se manifestado a favor da transparência.O fato é que o anúncio do prefeito, hoje, produzirá um novo momento da sucessão municipal. Resta saber se, até junho, mês das convenções, Eugênio Alves terá mantido a decisão de agora.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: