quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ministério da Saúde lança campanha de incentivo ao parto normal

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o Brasil vive uma epidemia de cesarianas. O órgão lançou nesta terça-feira a Campanha de Incentivo ao Parto Normal, em Brasília. Temporão revelou que cada vez mais os casais têm a ilusão de que com o parto cesárea estarão simplificando o processo e de que ele é indolor e mais seguro.


"Nós sabemos que o parto cesárea não indicado adequadamente pode gerar sérios problemas de saúde ao bebê e à mãe além de atrasar e interferir no processo de aleitamento materno, que é fundamental para a saúde do bebê", afirmou o ministro.


Levantamento encomendado pelo Ministério da Saúde demonstra que a cesariana já representa 43% dos partos realizados no Brasil no setor público e no privado. Analisando apenas as mulheres que utilizam planos de saúde, esse percentual é ainda maior, chega a 80%.


No SUS (Sistema Único de Saúde), as cesáreas somam 26% do total de partos. Os dados são de 2006.

O parto normal é o mais seguro tanto para a mãe quanto para a criança. De acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), as cirurgias deveriam corresponder a, no máximo, 15% dos partos. O ministro disse que a meta do país é se aproximar ainda mais da meta da OMS.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: