domingo, 4 de maio de 2008

Há mesmo falta de alimentos no Brasil?

O Brasil é um dos países que mais possuem terras plantadas e agricultáveis do mundo, por mais que o potencial agrícola não esteja sendo aproveitado a expectativa deste ano é de safra recorde, chegando a 140,7 milhões de toneladas de grãos, então não falta comida.

Mas, e por que, mesmo se produzindo mais, os preços nas prateleiras dos supermercados estão com um peso maior no bolso do consumidor brasileiro?

Paralelamente a esse aumento da produção, houve um incremento ainda maior do consumo, motivado pela elevação da renda da população. Por outro lado, a economia dos países desenvolvidos, influenciam nos preços dos produtos por aqui.

O Brasil é um dos poucos que ainda possuem fronteiras agrícolas abertas, mas falta uma política agropecuária concreta. Não há um plano de desenvolvimento a longo prazo.

O financiamento precisa chegar mais rápido, principalmente ao agricultor familiar, que é o que mais emprega por área e mais cultiva produtos básicos e que aconteça uma politica justo de preços, pois sabe-se que a alta no preço dos alimentos não está relacionada ao desabastecimento, mas à especulação.

Não há motivo para esta inflação aqui. O biocombustível produzido no Brasil não gera falta de alimentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que leva a isso e o eseso de ganancia . O governo esporta o alimento para fora e o que sobra ele vende aqui dentro e acaba lucrando das duas formas ,e isso nos prejudica muito tornando o custo de vida muito dificil de acessar por isso que ha muita miseria no brasil , deveriam exporar menos e se preocuparmais com seu proprio pais

rudinei blosk .....