sábado, 3 de maio de 2008

Emparn prevê chuvas para o RN no final de semana

A previsão do tempo para este final de semana é de mais chuvas em todo o estado. É o que informa o meteorologista Gilmar Bistrot, da Emparn. Enquanto isso, os municípios que sofreram com as enchentes de março e abril esperam a liberação da verba do Ministério da Integração Nacional para darem início às obras de recuperação.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou poucas chuvas no estado no feriado de quinta-feira.

Porém, a previsão para hoje e amanhã no litoral do estado é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva que podem ocorrer principalmente no horário da manhã.

No Seridó e Alto Oeste está prevista alta instabilidade que trará bastante chuvas para a região.

O secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Leonardo Arruda Câmara, informa que dos 68 municípios que decretaram situação de emergência após as fortes chuvas, 24 já enviaram os relatórios de danos exigidos para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, para que possam receber as verbas de reparação do Governo Federal.

Leonardo Arruda ainda informa que durante o 7º Fórum dos Governadores do Nordeste, ocorrido quarta-feira em Maceió (AL), o Presidente Lula afirmou que publicaria ontem uma medida Provisória retirando a burocracia para agilizar o envio das verbas aos municípios atingidos pelas chuvas.

O Presidente da República anunciou também durante o evento a liberação de uma linha de crédito especial pelo Banco do Nordeste (BNB), para reparação das áreas produtivas atingidas pela inundação. Além disso, ele ainda anunciou a liberação de R$ 1,3 bilhão da Lei Kandir, uma antiga dívida da União aos estados.

O Vice-Governador e Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recusros Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, fala com empolgação sobre as medidas anunciadas pelo presidente. ‘‘Estive em Brasília na semana passada pedindo agilidade na liberação de recursos para socorrer nosso estado e a Governadora Wilma de Faria também se empenhou nisso.

Agora, com as medidas anunciadas pelo Presidente Lula, estamos confiantes de que poderemos reconstruir as áreas atingidas pelas enchentes e auxiliar a retomada dos setores produtivos prejudicados pelas cheias’’, comenta o Vice-Governador, que também coordena o Gabinete de Crise formado para cuidar dos problemas causados pelas enchentes.

Fonte: Diario de Natal

Nenhum comentário: