quinta-feira, 15 de maio de 2008

Agricultores ocupam prefeitura de Apodi em protesto

Cerca de 500 trabalhadores rurais de Apodi foram nesta quarta para a porta da prefeitura do município protestar contra a demora na chegada da ajuda prometida pelo estado para os prejudicados pelas chuvas.

O movimento, organizado pelo Sindicato do Trabalhadores Rurais de Apodi, pede agilidade no repasse de recursos para contribuir com a recuperação da economia do município, fortemente castigado pelas chuvas.


O prefeito de Apodi, José Pinheiro Bezerra, também aderiu ao movimento. ‘‘Os pequenos trabalhadores estão esperando desde as enchentes uma resposta do governo federal sobre o que vai ser feito por eles. Com a demora, eles se impacientaram e vieram falar comigo e disseram que a governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, estão em Brasilia tratando dos problemas do RN. Foi solcitado mais um prazo’’, disse. Caso a resposta não chegue até eles na próxima semana, os trabalhadores vão m busca de uma audiência com a governadora.


Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Francisco Edilson Neto, ‘‘o governo estadual também precisa agilizar esse processo. Não dá para depender só do Governo Federal’’. Segundo ele, cerca de 1.200 famílias - pouco mais de 4 mil pessoas - foram prejudicadas só no Vale do Apodi. ‘‘Reivindicamos coisas simples. Como a criação de uma bolsa alimentação no valor de um salário mínimo por seis meses, o perdão das dívidas dos pequenos produtores, novo crédito financeiro no valor de R$ 10 mil, a inclusão do município no programa de habitação do governo do estado para a construção de aproximadamente 300 casas que foram destruídas pelas chuvas e também o cheque-reforma para recuperação da moradia’’, elencou.


Ainda segundo Francisco Neto, a situação no município é muito ruim. ‘‘Algumas pessoas voltaram para o que restou de suas residências e outras estão nas casas dos pais e familiares’’. O prefeito José Pinheiro Bezerra calcula que a agricultura de Apodi foi prejudicada em 80% e, na região das enchentes, no Vale do Apodi, foi totalmente destruída. ‘‘Além das cercas, casas e animais. Um prejuízo muito grande’’, definiu.


O secretário estadual de Defesa Social, Leonardo Arruda, toda a documentação que foi enviada pelo governo do estado está sendo analisada na Secretaria Nacional de Defesa Social. ‘‘Fizemos a assistência imediata e garantimos a recuperação das obras públicas que foram destruídas. Esperamos que até sexta-feira dessa semana, a análise do nosso projeto tenha concluído’’, disse.

Fonte: DNOline.

Nenhum comentário: