quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sesap intensifica combate em 14 municípios com epidemia

"O apoio da população e dos gestores municipais é imprescindível neste momento." A recomendação é do secretário estadual da Saúde, Adelmaro Cavalcanti, diante da confirmação dos novos números recebidos do interior do Estado a respeito da ocorrência de dengue. Dos 167 municípios potiguares, 14 já apresentam epidemia, ou seja, a doença já atinge 1.000 em cada 100 mil habitantes.

"Nossos técnicos estão fazendo um acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas pelos sistemas municipais de saúde e oferecendo capacitação, assessoria e assegurando o funcionamento pleno dos hospitais regionais para o diagnóstico e atendimento dos pacientes", afirma Adelmaro. Ele lembra, ainda, que 138 municípios já notificaram casos de dengue, o que corresponde a 82,63% de todo o Estado.

Interior

Aqueles que apresentam situação mais preocupante, além da capital, são: Taipu, João Dias, Acari, Cerro Cora, Serrinha dos Pintos, Jandaíra, Guamaré, Coronel João Pessoa, São Miguel, Galinhos, Riacho da Cruz, São Vicente, Santa Cruz e Olho D'Agua dos Borges. Os casos mais graves são de Galinhos e Riacho da Cruz, onde segundo dados da Sesap existe uma maior exposição da população ao vírus da dengue.

Grande Natal

Só na Grande Natal, os registros apontam para a ocorrência de quase 5.000 casos, sendo a maioria na capital, com 3.504 casos notificados. Situação preocupante ocorre, ainda, em São Gonçalo do Amarante, com o registro de 466 casos notificados, em razão de sua população ser bem inferior à de Parnamarim, onde foram registrados 510 casos suspeitos da doença. Macaíba apresenta-se com o quarto maior número de ocorrências verificadas (138), Ceará-Mirim aparece com 131 e Extremoz, 37 notificações.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: