terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Homem que jogou sapato em Bush vira ídolo no Oriente

Bagdá (AE) - Um funcionário do governo iraquiano informou ontem que o repórter que jogou os sapatos no presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está detido.

Milhares de pessoas foram às ruas pedir a libertação do repórter Muntadar al-Zeidi, que virou ídolo no Oriente Médio.

Muitos na região não viram a sapatada como uma brincadeira e sim um ato heróico que expressou o desprezo profundo que muitos árabes sentem pelo presidente americano, culpado por anos de carnificinas, caos e o sofrimento dos civis.

Jornais por todo o mundo árabe imprimiram na capa a foto de Bush desviando dos sapatos. “Esse é um beijo de despedida, seu cachorro”, disse Al-Zeidi em árabe ao lançar os sapatos. “Isso é pelas viúvas, pelos órfãos e aqueles que foram mortos no Iraque.”

Abdel-Bari Atwan, editor do influente jornal Al-Quds Al-Arabi, sediado em Londres, escreveu no site do periódico que o lançamento do sapato foi “uma despedida adequada para um criminoso de guerra”. “Al-Zeidi é o cara”, disse o empresário jordaniano Samer Tabalat, de 42 anos.

“Ele fez o que os líderes árabes deixaram de fazer”, complementou. “Bush recebeu o que merece”, disse o empresário jordaniano Raed mansi, em Amã, Jordânia. “Eu espero que ele tenha entendido de maneira clara a mensagem: ele é odiado por seus erros, por matar mulheres e crianças islâmicas no Iraque, Afeganistão e Palestina”, disse o empresário de 52 anos.

A emissora a que pertence o repórter, Al-Baghdadia, fez repetidos apelos pela liberação do jornalista. A Al-Jazira entrevistou o ex-advogado de Saddam Hussein Khalil al-Dulaimi, que se ofereceu para defender Al-Zeidi, qualificando-o como “herói”.

Um comentário:

Anônimo disse...

1-Financias é Nilson de João Lucas
2-Turismo é Angelo de Dagmar
3-Saude é Ivanildo
4-Ação social é Elésio de Bom
5-Urbanismo é Junior Souza
6-Obras é Eider
7-Educação é Mara
8-Administração é Dodora
9-Esporte é Jorge de Niná
10-Agricultura é Eron Costa
11-Tesoureiro é Chico Cabeção
12-Meio Ambiente é Laerte
13-Chefe de gabinete é Tiburcio
14-Comunicação social é Márcio Morais
OBS: Abrirá espaço para os suplentes Jairo Cesar e Edileusa entrarem.