sábado, 20 de dezembro de 2008

Região do Oeste sem chuva preocupa pequenos criadores

O cenário na zona rural dos municipios da região oeste, principalmente nas cidades como Lucrécia, Pilões, Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Patu, Umarizal, Assu, Caicó, Acari, Currais Novos, Itaú, que têm açudes de médio e grande porte, são desesperadores para os criadores com a mesma dificuldades, para encontrar água e alimentar seus rebanhos.

Já nas demais regiões, segundo Romero Fernandes, a saída é comprar ração industrializada e conseguir água com os vizinhos para dá ao gado.

Outra saída utilizada por alguns proprietários de rebanhos para conseguir água para o gado é o carro-pipa.

Neste caso, o custo é um pouco alto, especificamente para os pequenos e médios agropecuaristas. E nestes casos, os pequenos produtores de leite geralmente se desfazem de parte do rebanho para salvar outra parte.


E para os criadores, as previsões dos especialistas da Emparn para o início do próximo ano não são animadoras.

Eles dizem que os sinais de inverno bom no próximo ano praticamente não existem. Porém, admitem que o inverno possa ser de médio porte, com chuvas irregulares de região para região, a partir do mês de fevereiro e março.

Especialistas do Brasil e até do exterior passaram três dias reunidos em João Pessoa, no Estado da Paraíba, analisando os dados climáticos e têm uma opinião fechada sobre o inverno no Nordeste no próximo ano.

A Reunião de Análise Climática teve como principal objetivo discutir as condições oceânicas e atmosféricas da região Nordeste e assim apontar a primeira previsão meteorológica para o período chuvoso de 2009.

Nenhum comentário: