terça-feira, 23 de dezembro de 2008

( Cura pela Natureza ) Banana é indispensável para quem faz dieta, diz especialista

Uma pesquisa realizada no Japão e divulgada recentemente no Brasil revelou que comer banana de manhã pode auxiliar no emagrecimento. Mas, a nutricionista Egna Rebouças alerta os interessados em perder peso. "É muito complicado dizer que a banana ajuda no emagrecimento, porque ela é muito rica em carboidratos, mas ela é indispensável para quem está fazendo dieta", explica a especialista.

Egna Rebouças diz que a banana é rica em fibras e em potássio e por isso ajuda a evitar câimbras e a fadiga muscular, principalmente para quem tem o hábito de praticar exercícios físicos. Além disso, segundo a nutricionista, é uma excelente fonte de fibras e de energia.

Conforme Egna, há um mito entre as pessoas de que a banana é constipante, ou seja, que possa influenciar na prisão de ventre. "As bananas que se come comumente, como a prata, maçã e pacovan, não são constipantes, mas a da casca verde e a banana cozida podem provocar esses sintomas em algumas pessoas”, informa a nutricionista.

Egna explica ainda que algumas pessoas possuem intolerância a essa fruta e por isso sentem-se mal ao comer banana à noite, por exemplo, pois não conseguem digerir bem. A receita da nutricionista é a seguinte: "Cada pessoa deve comer em média quatro frutas por dia e uma delas pode ser a banana, pois é uma fruta muito importante. O ideal é não comer mais do que uma por dia, isso para as pessoas normais, que não são atletas."

COMPOSIÇÃO

A banana é rica em fibras e por isso causa a sensação de saciedade. Comer banana de manhã evita a vontade de beliscar e comer várias vezes. Além disso, a banana tem muita frutose, que regula o impulso por doces, e o melhor é que tudo isso pode ser ingerido por poucas calorias.

Banana-d’água ou casca-verde: 87 calorias

Banana-nanica: 87 calorias

Banana-prata: 89 calorias

Banana-maçã: 100 calorias

Banana-ouro: 125 calorias


Fonte: O Mossoroense.

Nenhum comentário: