quinta-feira, 28 de agosto de 2008

( Cura pela Natureza ) Cólica Em Recém-Nascido. O Que Fazer?

O que é a cólica?

O recém-nascido não tem a estrutura gastrointestinal amadurecida. Seus intestinos ainda não funcionam perfeitamente, não está totalmente adaptado e não consegue eliminar satisfatoriamente os gases acumulados em seu interior. Além disso os bebês engolem ar quando mamam e chupam chupeta (aerofagia), causando o acúmulo de gases e gerando dores: as cólicas.

Normalmente as cólicas duram até o 3º ou 4º mês de idade, raramente se prolongam por além disso.

Quais os sintomas?

Choro alto e por longos períodos, geralmente piora no final da tarde e início da noite. O bebê sacode as perninhas, fica avermelhado e elimina gases. Geralmente sente dificuldade em ingerir o alimento e frequentemente há dificuldade em pegar no sono.

A cólica é perigosa?

Os bebês que sofrem do problema, apesar das crises de choro e recusa em se alimentar, geralmente ganham peso. As cólicas são parte da vida do bebê e não prejudicam seu desenvolvimento.

O que fazer quando o bebê tem cólicas?

Se forem demasiadas é interessante uma consultinha ao pediatra. É interessante manter anotações diárias, descrevendo os alimentos ingeridos pelo bebê e pela mãe e o horário. Intervalo de sono do bebê e evacuações também podem fazer parte da agendinha.

Como a cólica é tratada?

Não há cura, pode-se somente amenizar o problema.

* O estresse da mãe na hora do choro é sentido pelo bebê, mantenha-se calma.
* Envolva o bebê num cobertor para aconchegá-lo, certifique-se de que o tempo não está muito quente.
* Compressa de água morna na barriguinha do bebê também pode auxiliar.
* Ponha a barriguinha do bebê em contato com a sua, recordando-lhe o período intra-uterino.
* Massageie o abdome em movimentos horários (utilize creme neutro para suavizar), em seguida faça movimentos de pedalar, levante e abaixe as perninhas do bebê.
* Massageie a coluninha do bebê com a ponta dos dedos suavemente, dê atenção especial para a parte baixa das costas.
* Continue amamentando. O leite materno não é a causa da cólica: proporcionalmente os bebês amamentados ao seio apresentarão uma incidência menor de cólicas, evite dar chupeta para a criança.
* Atenção com a dieta da mãe, evite: chocolate, leite de vaca, café, chá mate, ovos, feijão, repolho, brócolis e couve-flor.
* Não alimente o bebê cada vez que ele chorar se o intervalo for inferior a 2 horas, pois este é o tempo que o estômago leva para se esvaziar (salvo quando o bebê tenha se alimentado mal).
* Por fim o pediatra pode indicar alguns medicamentos para auxiliar a liberação dos gases
.

Nenhum comentário: