sábado, 16 de agosto de 2008

Criança da tromba do elefante é acometida por doença rara

Nasceu uma criança na cidade de Luiz Gomes e hoje está com 70 dias de nascido, portador de Rins Policísticos, uma patologia que pode ter sido herdada de seus antepassados, o garoto vem desafiando a ciência e os médicos do Rio Grande do Norte, que ao nascer, só lhe deram quinze dias de vida.

No sexto mês de gestação a ultra-sonografia diagnosticou uma gravidez de alto risco, a paciente teve seu pré-natal transferido para um hospital da capital do Estado, local onde ficou até o nascimento do garto.


A doença bastante conhecida pela medicina moderna, é um tipo raríssimo, pois no geral, eles são pequenos e só são vistos através de exames, mas os médicos se surpreenderam com o tamanho em que já estava na hora do parto, o que fez a criança nascer com quatro quilos e quinze gramas.


A criança não tem dificuldades para mamar, defecar e urinar, mas com o crescimento continuo dos Rins Policísticos, sua respiração está se tornando cada fez mais ofegante.


A Doença Renal Policística (DRP), também conhecida como Síndrome Renal Policística é uma doença genética que afeta os rins e tem caráter progressivo. Ocorre em seres humanos e em alguns outros animais.


A DRP é caracterizada pela presença de vários cistos (daí o termo "policistico") em ambos os rins. A doença também pode acometer o fígado, o pâncreas, e mais raramente o coração e o cérebro.


As duas principais formas de Doença Renal Policística são distinguidas por seus padrões de herança genética, dominante ou recessiva".

Um comentário:

sara disse...

conheço um caso parecido tenho uma amiga que oo bebe dela tem um ano e sete meses e ela esta internada na uti de sorocaba e os médicos aviam determinado que era a doença do elefante que essa bebe estava contaminada gostaria de saber se tem algum tipo de recurso para esstar tratando esta doença
a bebe esta pele e osso todo dia faz uma bateria de exames