domingo, 17 de agosto de 2008

Aumentam os casos de seqüestro virtual em Mossoró

Os casos de seqüestro virtual, como ficaram conhecidos os crimes de estelionato praticados por trotes telefônicos, voltaram a aumentar na cidade de Mossoró.

A polícia tem recebido, em média, duas denúncias por dia.A maioria dos casos nem chega a ser registrada no boletim de ocorrências. Os agentes da Delegacia Especializada de Defraudações alertam para o perigo e dão algumas dicas de como escapar dos golpistas.

As vítimas preferidas dos bandidos são pessoas idosas e geralmente as ligações partem de dentro de presídios do Sul do País.

Os criminosos escolhem suas vítimas nas listas telefônicas e, quando percebem que estão falando com pessoas idosas, simulam um seqüestro-relâmpago. Eles exigem certa quantia em dinheiro para assegurar a vida de algum familiar da vítima, dizendo estar mantendo-o em cativeiro.

Para agilizar o golpe, os estelionatários também estão exigindo créditos de celular. Desesperados, os familiares das vítimas terminam cedendo às ameaças.

A polícia orienta que a primeira providência a ser tomada é localizar a pessoa que os bandidos simulam o seqüestro.

Outra dica importante, que pode acabar desmascarando os golpistas, é desconfiar dos valores do resgate ou da substituição do dinheiro em créditos telefônicos.

A Delegacia Especializada de Defraudações mantém dois números telefônicos à disposição da população para receber denúncias. Segundo a polícia, o cidadão que colaborar com as investigações não precisa se identificar.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: