sexta-feira, 22 de agosto de 2008

( Cura pela Natureza ) Hérnia: tratamento natural

Hérnia é a saliência produzida pelo deslocamento dos tecidos de um órgão através de algum orifício natural ou por algum ponto fraco no músculo que o reveste.

A incidência mais comum é da hérnia abdominal, que se desloca através do umbigo. Algumas pessoas nascem com relaxamento muscular, que as predispõe a desenvolverem hérnia.

Entretanto, ela pode surgir em pessoas que não tenham predisposição, como conseqüência de esforços físicos incomuns, que vão desde os acessos de tosse ao levantamento de peso excessivo.

Os esforços do parto também podem ocasionar hérnia em mulheres.

Em crianças e adultos jovens, às vezes basta usar uma cinta envolvendo os músculos separados para que voltem a juntar-se; mas em pessoas idosas a hérnia tende a avolumar-se, e por isso é recomendável extraí-la cirurgicamente.

Os tratamentos naturais sugeridos visam fortalecer o músculo relaxado; entretanto somente um médico, mediante exame clínico, poderá avaliar se é necessária ou não a intervenção cirúrgica.

TRATAMENTOS

Cana-do-brejo - Haste e raízes secas. Triturá-las até obter o pó. Adicionar água e fazer cataplasma local, com duração de 2 horas. Usar uma cinta apropriada para aplicar a cataplasma.

Chapéu-de-couro - Haste e raízes secas. Triturá-las até obter o pó. Adicionar água e fazer cataplasma local, com duração de 2 horas. Usar uma cinta apropriada para aplicar a cataplasma.

Cipreste - Chá das folhas e frutos (80 g para 1 litro de água). Fazer banhos locais 2 vezes ao dia, com duração de 10 minutos.

Fruta-pão - Látex produzido pela fruteira. Fazer aplicação local usando uma cinta apropriada.

GEOTERAPIA:

• Compressa local de argila com cebola ralada e carvão vegetal 3 vezes por semana, com duração de 2 horas. Usar uma cinta apropriada para aplicar a compressa.

Fonte: Texto adaptado do livro "Medicina Alternativa de A a Z", de Carlos Nascimento Spethmann

Nenhum comentário: