O texto abaixo foi retirado do folheto de divulgação da Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola no Brasil, 2008, do Ministério da Saúde.
O que é a RUBÉOLA?
É uma doença aguda causada por um vírus que apresenta alta contagiosidade e alta transmissibilidade que ocorre de pessoa a pessoa por via respiratória.
Quais os sintomas da RUBÉOLA?
Pode apresentar ou não os sintomas após um certo período chamado de “incubação” e pode durar cerca de 20 dias. Após esse tempo a pessoa pode apresentar os sintomas ou não e, neste caso, a doença passa despercebida. Quando os sintomas estão presentes se caracterizam por febre não elevada, manchas vermelhas pelo corpo (chamadas exantemas), “ínguas” no pescoço e na nuca.
A rubéola é uma doença grave quando atinge a mulher grávida. A infecção na gestante pode causar abortos, e o bebê pode nascer morto ou prematuro e com baixo peso. Pode apresentar malformações cardíacas, cerebrais e oculares. Em conseqüência da malformação a criança pode apresentar surdez, retardo mental, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central, que perduram por toda a vida.
Como evitar (prevenir) a RUBÉOLA?
A prevenção da rubéola é feita através da vacinação que contém o vírus vivo atenuado, mas com capacidade de induzir o organismo humano a produzir anticorpos contra a doença.
A vacina aplica-se por via subcutânea, no braço. Os efeitos secundários à vacinação são pouco freqüentes, leves e desaparecem em poucos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário