terça-feira, 12 de agosto de 2008

Projeto de irrigação para Apodi e Felipe Guerra

Mais 100 representantes das Associações de Produtores e Assentamentos Rurais participaram, juntamente com outros importantes segmentos da sociedade apodiense, de uma reunião realizada pela Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI) e a Cooperativa de Credito Solidário do Oeste (CREDIOESTE-SOL), que juntas conseguiram levar a Apodi o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), ex-deputado Elias Fernandes, técnicos e engenheiros para uma explanação sobre a importância do Projeto de Irrigação da Barragem de Apodi.

A reunião que aconteceu sábado passado, nas dependências da Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA), também contou com a presença do deputado federal Henrique Eduardo Alves, que veio dar a sua palavra de empenho junto ao presidente Lula para que os recursos para a execução do importante projeto venham a ser liberados pelo Governo Federal.

Existe um Projeto de Irrigação com as Águas da Barragem de Santa Cruz que levará água e desenvolvimento para a Serra do Apodi garantindo irrigação para uma área de 9.236 hectares de terras, localizadas em sua maior parte no município de Apodi, possuindo ainda uma pequena porção do município de Felipe Guerra.

O diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, acompanhado de engenheiros e técnicos órgão, fizeram uma ampla explanação com dados técnicos e mostraram a grande importância do projeto para o desenvolvimento econômico da região.

Quando executado o Projeto de Irrigação de Santa Cruz garantirá emprego para 30 mil pessoas.


Durante toda a programação os representantes das entidades participaram das discussões, e um grupo de agricultores entregou um documento ao diretor do Dnocs, pedindo a inclusão da região da Pedra que contempla varias comunidades rurais de Apodi no Projeto de Irrigação de Santa Cruz, que conforme o projeto contemplará apenas a Região da Chapada do Apodi.

Ao receber o documento o diretor do Dnocs, Elias Fernandes se prontificou de rever a situação e incluir as comunidades.


Depois de construída pelo então governador Garibaldi Filho e presidente Fernando Henrique Cardoso, a Barragem de Santa Cruz já veio a sangrar duas vezes e as suas águas não estão tendo utilidades para que a região do Apodi venha a se desenvolver.


Rica na produção de arroz, castanha de caju, água mineral, criação de caprinos e ovinos e produção de mel, a agricultura em Apodi ainda é feita de forma arcaica e com a execução do Projeto de Irrigação de Santa Cruz a realidade econômica do município mudaria para melhor.

"Estamos discutido a importância do projeto junto aos representantes de vários segmentos do meio rural e vejo que os apodienses ficaram muito satisfeitos com a explanação feita pelos nossos engenheiros, pois esse projeto vai mudar a vida dos moradores de Apodi, mas precisamos também de apoio político para que os recursos venham a ser liberados", comentou Elias Fernandes.

Nenhum comentário: