terça-feira, 5 de agosto de 2008

Candidatos pobres ou lisos?

No registro da candidatura, todo candidato precisa entregar uma declaração de bens à Justiça Eleitoral. Mas os patrimônios declarados dos candidatos à próxima eleição desse anos tem coisa muito diferentes de antigamente. Uns que eu apostava que eram ricos, eis que são despojados de bens. Até ex-prefeitos se mostram lisos.

Será que vale a pena ser político?

Gente que dedicaram a vida à dura luta pelo povo e que estiveram à frente do poder aparecem desvalidos como se não tivessem tempo nem de cuidar do próprio futuro nem da família.

Conheci ex-prefeitos que morreram pobres e outros que ainda vivos estão que hoje não tem um pau para dar num gato.


Essa é a eleição da transparência. Qualquer pessoa pode consultar o patrimônio de seu candidato. Fica inclusive conhecendo quem é mais ambicioso e materialista.


E observe uma coisa também. Há os espertos que coloca tudo no nome de parentes e ‘laranjas’.

Tem candidato que declarara não ser dono de nem si quer um celular velho que hoje todo pé-rapado possui.

Tal atitude se não chega a ser exatamente um crime, é no mínimo discutível. É pena que a regra eleitoral estabeleça que se exponham apenas bens registrados em nome do candidato e que constem na declaração de Imposto de Renda, já começa a corrupção antes de chegar no poder.


A grande questão é que, caso o candidato seja eleito, essa será a base para comparar o patrimônio conquistado ao fim do mandato.

Nenhum comentário: