segunda-feira, 2 de junho de 2008

CICLO DA ÁGUA NO PLANETA TERRA

CICLO DA ÁGUA

Um aspecto do relâmpago que não é um mistério é o ciclo da água. Para compreender como funciona o ciclo da água, precisamos primeiro entender os princípios da evaporação e condensação.


A evaporação é o processo pelo qual um líquido absorve calor e o transforma em vapor. Um bom exemplo é uma poça d'água depois de uma chuva. Por que a poça seca? A água da poça absorve o calor do sol e do ambiente e escapa como vapor. "Escapar" é um bom termo para se usar quando se fala sobre evaporação.

Quando o líquido está sujeito ao calor, suas moléculas se movem mais rapidamente. Algumas das moléculas podem se mover rápido o bastante para saírem da superfície do líquido e carregarem o calor na forma de vapor ou gás. Uma vez que deixa de ser líquido, o vapor começa a subir na atmosfera.


A condensação é o processo pelo qual o vapor ou gás perde calor e se transforma em líquido. Sempre que o calor é transferido, o vapor ou gás vai de uma temperatura maior para uma menor.

Uma geladeira usa esse conceito para resfriar suas bebidas e comidas. Ela fornece um ambiente de baixa temperatura que absorve o calor de suas bebidas e comidas e leva esse calor embora, no que conhecemos como ciclo de refrigeração.

A atmosfera age como uma imensa geladeira para gases ou vapores. Enquanto os vapores ou gases sobem, as temperaturas do ar ao redor deles diminuem cada vez mais. Logo, o vapor que levou embora o calor do líquido começa a perdê-lo para a atmosfera até condensar-se e transformar-se novamente em líquido.


Agora vamos aplicar esses conceitos ao ciclo da água.


A água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia o bastante para escapar do líquido e começar a subir para a atmosfera como vapor.

Conforme o vapor vai subindo, a temperatura do ar ao redor vai diminuindo. O vapor, então, perde suficiente calor para voltar a ficar no estado líquido.

A tração gravitacional da Terra faz com que o líquido "caia", completando, assim, o ciclo.

É preciso observar que, se a temperatura do ar ao redor estiver baixa o bastante, o vapor pode se condensar e congelar em forma de neve ou de chuva com neve. Mais uma vez, a gravidade fará com que as partículas congeladas retornem à Terra.

Fonte: Adaptado de John Zavisa

9 comentários:

Alessandra disse...

esse texto é muito facil de se compeender e objetivo , foi muito util para mim , obrigada !

Anônimo disse...

este texto e muito efisiente para min pois gostei muito .

Anônimo disse...

tomara q o meu prof aceite

Anônimo disse...

esse e o meu trabalho de geografia se eu tirar negativa eu n sei do ki sou capaz maj esse site e muito nice. yassmyn krysnah

Anônimo disse...

eu tive um trabalho di geigrafia e esse site mi ajudo muito graxas a ele eu tive uma boa positiva

MARIA EDUARDA disse...

TO FAZENDO UM TRABALHO DE CIÊNCIAS PARA MOSTRAR A MINHA PROFESSORA


MARIA EDUARDA

** Duda ** disse...

Obrigado !! isso me ajudou a fazer meu trabalho do colégio tava procurando e esse é ótimo.

Anônimo disse...

Muahahaha to fazendo um trabalho de ciências e to pegando nesse site :D
Ta ficando bem legal vlww por ajudar nois!

Anônimo disse...

maravilhoso.pelo menos me ajudou a tirar boa nota na prova