quinta-feira, 26 de junho de 2008

Óleo de peixes pode combater obesidade infantil, diz estudo

Atualmente quase não se fala no óleo de fígado de bacalhau que foi amplamente utilizado desde o século 18. Cientistas da Universidade de Nevada descobriram que ingestão de óleo de peixes, rico em Omega-3, pode auxiliar o tratamento de crianças acima do peso.

A epidemia de obesidade que atinge o mundo ocidental vem se estendendo para as crianças. Estimativas atuais apontam que cerca de 15% das crianças norte-americanas estão com peso corporal acima do ideal. O excesso de peso das crianças se traduz em alterações nos níveis de gordura no sangue muitas vezes semelhantes aos de adultos.

Em outros países, as crianças que apresentam comportamento social semelhante terminarão por apresentar o mesmo problema.
O que está em jogo é o risco do aparecimento de problemas cardiovasculares no futuro.
A pesquisa avaliou o efeito do óleo com Omega-3 sobre o perfil de gorduras no sangue em crianças acima do peso.
As crianças estudadas, que tinham entre 10 e 18 anos, fizeram dieta e exercícios regulares. Um grupo recebeu, além das orientações, doses diárias de óleo de peixe.
Aquelas que receberam o óleo de peixe melhoraram seu perfil de gorduras no sangue de forma significativa, baixaram os níveis de triglicerídeos e aumentaram o colesterol HDL, o bom colesterol.
As que não utilizaram o suplemento, apesar da dieta e dos exercícios, melhoraram o peso, mas não os níveis de gorduras sangüíneos.
Fonte: G1

Nenhum comentário: