sábado, 14 de junho de 2008

Jamelão da Mangueira, morre aos 95 anos

O sambista Jamelão morreu neste sábado, no Rio de Janeiro e seu corpo está sendo velado na Mangueira .

Jamelão morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos, e os problemas de saúde eram decorrentes da idade avançada e já havia sofrido acidentes vasculares cerebrais.

Jamelão começou tocando tamborim na Mangueira e depois se tornou intérprete, seu nome era Clementino dos Santos ganhou o apelido de Jamelão na época em que se apresentava em gafieiras da capital fluminense.

Passou para o cavaquinho ainda jovem, e depois conseguiu trabalhos no rádio e em boates. Sua consagração veio como cantor de samba.

Entre seus sucessos estão "Fechei a Porta" (Sebastião Motta/ Ferreira dos Santos), "Leviana" (Zé Kéti), "Folha Morta" (Ary Barroso), "Não Põe a Mão" (P.S. Mutt/ A. Canegal/ B. Moreira), "Matriz ou Filial" (Lúcio Cardim), "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites/ Aluisio da Costa), "Eu Agora Sou Feliz" (com Mestre Gato), "O Samba É Bom Assim" (Norival Reis/ Helio Nascimento) e "Quem Samba Fica" (com Tião Motorista).

Nos anos 50 começou a atuar como intérprete de samba-enredo para a Estação Primeira de Mangueira.

Em 1997 a gravadora Continental lançou a coletânea "Jamelão - A Voz do Samba", em 3 CDs.

Em junho de 2005, Jamelão causou alvoroço durante a São Paulo Fashion Week. De terno branco, chapéu e bengala, entrou na passarela depois que as modelos saíram de cena.

Com passos curtos e andando bem devagar, o cantor fez todos na sala de desfiles se levantarem para o aplaudirem de pé.

Nenhum comentário: