quinta-feira, 26 de junho de 2008

( Cura pela Natureza ) Gripes e resfriados.

A gripe e o resfriado são meios que o corpo encontra para eliminar excesso de toxinas. Portanto, nada de tomar aquele comprimidinho “esperto”, que só faz “abafar” a gripe, dificultando a limpeza do corpo.

O que fazer?

A primeira providência é fortalecer o corpo. A segunda é descansar.

Para se fortalecer, basta tomar bastante vitamina C, em comprimido ou em suco de laranja, limão, acerola. Para dor de cabeça, chá de artemísia serve.

Existem algumas receitas muito boas contra gripe. É só eleger algumas ou todas.

Mingau-de-cachorro

Também conhecido como cabeça-de-galo, o mingau-de-cachorro é muito forte e deve ser tomado quente, de preferência no jantar.

5 dentes de alho

Uma pitada de pimenta-do-reino moída ou 5 amassadas

Um limão pequeno

Uma colher de sobremesa de azeite

Dois copos de água

Farinha de mandioca ou suficiente para engrossar

Sal a gosto

Lave, descasque e amasse bem o alho. Em uma panela, doure o alho com o azeite, sem deixar ficar escuro. Acrescente a água, a pimenta e sal. Quando estiver quase fervendo, adicione, aos poucos, a farinha, tendo cuidado para não deixar o mingau grosso. Quando atingir o ponto de mingau, deixe ferver por dois minutos e desligue o fogo. Sirva quente. Antes de beber, tempere com suco de limão.

Lambedor ou xarope

Juntar gengibre e alho ralados, alecrim, agrião e meio litro de mel. Ferver por cinco minutos, esperar esfriar, coar e tomar uma colher de sopa quatro vezes ao dia. Se ficar muito grosso, acrescentar um pouco de água antes de ferver. Depois de pronto, pode-se adicionar umas trinta gotas de extrato de própolis. É ótimo para adultos e crianças.

Chá para gripe

3 dentes de alho descascados e amassados

1 limão

1 pedaço grande de raiz de gengibre

2 copos de água

Lavar bem o limão, o alho e o gengibre. Reservar o limão. Cortar o alho e o gengibre em pedaços bem pequenos, colocar em uma panela, adicionar a água e ferver por cinco minutos. Desligar o fogo e jogar o limão cortado em rodelas, com a casca. Deixar amornar, coar e tomar, sobretudo antes de dormir.

Observação: Não ferver o limão, para não estragar o sabor do chá.

Nenhum comentário: