Silimarina (milk thistle)
É usada para problemas do fígado e da vesícula, inclusive hepatite e cirrose, uma vez que aumenta a secreção e o fluxo da bile, chegando até a curar o fígado de danos tóxicos.
Seu nome em inglês significa “erva do leite”, pois promove a secreção do leite e pode ser usada por quem está amamentando.
No Brasil, o Legalon tem em sua fórmula 70% ou 140% de silimarina; também se pode mandar manipular a erva em farmacias
homeopáticas, na forma de tintura a 70%.Preparação e dosagem
Infusão: deixar em infusão uma colher de chá de sementes trituradas em uma xícara de água fervente por 10 a 15 minutos. Tomar o chá três vezes ao dia.
Tintura: 1 ml a 2 ml três vezes ao dia.
Semente de coentro
Para limpeza do fígado, coloque um punhado de semente de coentro lavada em um litro de água fervente. Deixe amornar e tome durante o dia, por 30 dias. Faça isso pelo menos duas vezes por ano. Essa limpeza não é recomendada no período de gravidez e amamentação.
Dente-de-leão
Aumenta o fluxo da bile e ativa a transformação e o transporte dos nutrientes. Serve para tratar doenças do fígado, artrite e gota.
Outras ervas que protegem o fígado
Abutua, acariçoba, agrião, alcaçuz, alfazema, artemísia, bardana, beldroega, borragem, carqueja, erva-tostão, fedegoso, jurubeba, losna, mulungu, carqueja, pariparoba e picão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário