domingo, 21 de março de 2010

Chegou o Dia Mundial da Água


A água é um elemento vital para nossa sobrevivência. Porém, apesar de sua importância, este recurso natural tão precioso está sendo ameaçado pelo desperdício e pela poluição de rios e lagos.

Para oportunizar um momento de reflexão sobre este bem tão valioso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água.

De acordo com dados da ONU, apesar de dois terços do planeta Terra serem recobertos por este precioso líquido, apenas 0,008 % do total da água existente em todo o mundo é potável, própria para consumo.

Embora seja abundante, a quantidade de água no planeta permanece constante, enquanto seu consumo aumenta gradativamente, o que poderá resultar em sua escassez num futuro próximo.

Conforme dados da ONU, cada brasileiro gasta, em média, 200 litros de água por dia, um volume cinco vezes maior que o recomendado pela Organização.

O problema ainda tem outro agravante: boa parte das fontes desta água, como rios, lagos e represas, esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

Confira algumas dicas para economizar água

Procure não tomar banhos demorados - Cinco minutos no chuveiro são suficientes para um bom banho.

Escove os dentes com a torneira fechada - Abra-a apenas para enxaguar.

Uma bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água.

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão - Só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e então abra a torneira novamente para novo enxágue.

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana.

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira - Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros.

Nenhum comentário: