Acontece nesta quinta-feira (21) a abertura do Projeto Territorial Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião, idealizado pela equipe da Agência Cultural do Sebrae no Rio Grande do Norte.
O evento acontece às 19 horas na Casa de Cultura de Apodi e terá a presença do vice-governador Iberê Ferreira de Souza que fará a abertura, além dos dirigentes do Sebrae-RN e do ator Marcos Palmeira, protagonista do filme "O Homem que desafiou o diabo", baseado no livro As Pelejas de Ojuara.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento sustentável de 17 cidades na região da Chapada do Apodi, através da cultura empreendedora e associativa, a culturalização da economia e do turismo.
O projeto pretende beneficiar 4.500 empreendedores individuais e coletivos, empresários da micro e pequena empresa (MPE) e organizações associativas produtivas dos municípios, desenvolvendo ações de valorização da cultura e identidade locais.
Serão realizadas ações, como capacitação do público alvo, realização de palestras e workshops sobre turismo sustentável, cultura e desenvolvimento, marketing, empreendedorismo, entre outras.
Também estão programadas 50 oficinas técnicas na área de cultura e turismo (xilogravura, artesanato, gastronomia territorial, produção de instrumentos musicais, fitocosméticos, entre outros).
A iniciativa conta com a parceria do Programa Territórios da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Governo do Rio Grande do Norte e prefeituras municipais.
O cangaço será o centro temático das ações, uma vez que a região foi usada como rota de migração do bando de Lampião.
O potencial turístico da Chapada do Apodi também será trabalhado, unindo a história às belas paisagens naturais, fauna e flora do lugar.
Os municípios atendidos pelo projeto são Apodi, Augusto Severo, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D’água dos Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Triunfo Potiguar, Umarizal e Upanema. Com informações da Assecom/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário