terça-feira, 12 de maio de 2009

Água com herbicida.

Chega ao fim mistério envolvendo mortes de peixes em açude.

Chega ao fim o mistério envolvendo a morte de peixes em um açude localizado no sitio Carnaúba Seca, distante cerca de seis quilômetros da sede do município de Apodi. O fato vem acontecendo desde a última terça-feira, dia 05, e tem assustado os moradores da comunidade que nunca tinham vivenciado uma situação como esta antes. Na manhã de ontem descobriu-se que a fato era causado por herbicidas, usados por agricultores que cultivam arroz no vale do Apodi.

“Todo mundo está com medo, pois pode ser contaminação na água e muita gente consome o peixe deste açude” comentou um morador da comunidade. Os peixes que estão aparecendo mortos no açude são tilápia e tucunaré. A Defesa Civil foi informada da situação e tratou de tomar as devidas providencias para descobrir o que estava causando a morte dos peixes.

A descoberta de que o veneno era o grande responsável pela morte dos peixes foi descoberto por alguns agricultores da região que vasculharam a área e acharam frascos de herbicidas que teria sido usado por plantadores de arroz da localidade. Este é o primeiro ano em que arroz é plantado próximo ao açude.

Diante das informações o presidente da Defesa Civil da cidade de Apodi, Marcílio Reginaldo, interditou o açude, proibindo o banho e a pesca. A Defesa Civil constatou ainda a presença de coliformes fecais na água, estes vindos do Conjunto IPE, bairro localizado na entrada da cidade.

Um outro fator que preocupa a Defesa Civil é que com a continuidade das chuvas na cidade o açude ‘sangre’, caso isso aconteça, as águas serão despejadas para dentro do rio Apodi, aumentando ainda mais o nível de poluição deste. Os agricultores que usaram do produto venenoso para combater ervas daninhas das plantações de arroz poderão sofrer sansões da lei.

Fonte: Portal KGB

Nota do Blog:

01) Eu, um profissional de Ciências Agrárias, não recomendo o uso de herbicidas pois contaminam o solo, com resíduos químicos, por mais de 20 anos. Imagine a água desse açude sendo contaminada por herbicida, e quando sangrar irá contaminar o Rio Apodi.

02) Não sei si esse açude (Carnauba Seca) recebe água do açudinho de Izauro, localizado no conjunto dos "Teimosos". Foi constatado que esse açudinho foi contaminado por coliformes fecais e também por um esgoto da fábrica de refrigerantes "Forro". Por onde essa água seguia sua trajetória, deixava um rastro de destruição com tantos peixes mortos. É bom o poder publico mandar fazer analise dessa água para evitar um grave problema.

Nenhum comentário: